Publicada em 04/06/2021 - 14h01
Por Da Redação
INSS vem implantando gradualmente a prova de vida por biometria facial
O serviço está disponível no aplicativo Meu INSS, podendo ser realizado pelo próprio aposentado que dispõe de aparelho celular com internet.
A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória deste a última terça-feira, dia 01 de junho, para quem não realizou o procedimento nos meses de março e abril do ano passado. Trata-se de procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e acontece uma vez por ano.
O cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento e algumas instituições bancárias estão oferecendo alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos do próprio banco. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.
Prova de Vida pelo celular
O INSS vem implantando gradualmente a prova de vida por biometria facial. Este serviço está disponível no Meu INSS para alguns beneficiários que já possuem carteira de motorista ou título eleitoral com biometria facial cadastrada.
Os beneficiários que podem usar esse serviço são avisados por SMS (pelo número 280-41) ou e-mail. Quem não recebeu nenhum desses comunicados deve fazer a prova de vida como nos anos anteriores ou tentar pelo aplicativo pra saber se está disponível.
O INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
O beneficiário que não realizar a prova de vida no mês previsto no calendário pode ter o beneficio bloqueado. Nesse caso, basta procurar a agência bancária onde recebe o pagamento para desbloquear o benefício.
Nos casos em que o beneficiário esteja impossibilitado de se locomover ou ausente devido à viagem, é possível realizar a prova de vida por procuração. Para isso, o beneficiário deve cadastrar um procurador pelo aplicativo Meu INSS.
Confira AQUI um passo a passo para realizar a prova de vida digital
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: inss implantando gradualmente prova vida biometria facial
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.