Publicada em 06/09/2021 - 08h15
Por Francisco Alves
Ciro Nogueira destaca que nova ferrovia no Piauí vai impulsionar economia
A ferrovia terá 717 km de extensão, com investimento privado de 5,7 bilhões, realizado pela empresa Planalto Piauí Participações.
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, participou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (02), da cerimônia de lançamento do programa Pro-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias.
Foram formalizados os pedidos para a construção de 10 novas ferrovias pelo novo regime de autorização. Uma dessas novas linhas de trem vai ligar o município de Curral Novo, no Piauí, à cidade de Suape, em Pernambuco.
“Essa nova ferrovia, aliada à Transnordestina, terá um enorme impacto no desenvolvimento do Piauí. Agradeço ao ministro Tarcísio por contemplar o nosso estado”, afirmou o ministro Ciro Nogueira.
Ao todo, a ferrovia terá 717 km de extensão, com investimento privado de 5,7 bilhões, realizado pela empresa Planalto Piauí Participações. A conquista é fruto da Medida Provisória 1065/2021, editada nesta semana pelo governo federal, que permite a construção de novas ferrovias por autorização, modelo já utilizado hoje na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.
A cerimônia marcou o lançamento do programa Pró-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que reúne uma série de iniciativas do governo federal para impulsionar o investimento em ferrovias no país. De acordo com o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, trata-se da “maior revolução ferroviária nos últimos 100 anos do país”.
Fonte: Com informações da Assessoria
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões