Publicada em 25/09/2021 - 10h08
Por Francisco Alves
Incêndio mata mais de 30 ovelhas na zona rural de São Miguel do Tapuio
O caso aconteceu na tarde da última quinta-feira (23/09), em uma pequena propriedade na zona rural do município.
Um incêndio de grandes proporções em uma propriedade localizada próxima comunidade Vitória, zona rural do município de São Miguel do Tapuio, deixou mais de 30 ovelhas mortas na tarde da última quinta-feira, dia 23 de setembro, somando um enorme prejuízo ao pequeno produtor rural.
As fotos enviadas com exclusividade a nossa reportagem, chamam atenção pela quantidade de animais que foram queimados vivos no incêndio. Nas imagens é possível ver que o rebanho ficou amontoado sem ter como fugir do fogo e foram mortos com as chamas.
De acordo com informações do Vereador Inácio Dantas, que mora no povoado Brejo da Onça, próximo à comunidade Vitoria, o incêndio teria começado no meio da mata, sem ter informações de quem teria colocado. O parlamentar disse ainda que o vento e o calor, junto à vegetação seca nessa época do ano, pode ter levado o fogo se alastrou rapidamente pela região, chegando até a propriedade a onde estavam os animais.
Vale destacar que os meses de agosto, setembro e outubro são os que mais registram focos de incêndios em São Miguel do Tapuio. A principal causa é devido ao período de estiagem (sem chuva) e o tipo da vegetação existente no município. Além de trazer prejuízos ao meio ambiente, os incêndios também causam danos à sociedade, em especial na saúde pública.

Provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar as informações para as autoridades responsáveis.
Lembrar também que a Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/1998, provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa e para aqueles que causarem poluição que afete a fauna e a flora, a mesma Lei estipula uma pena de 2 a 4 anos de reclusão mais multa.

Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: incêndio ovelhas mortes queimadas zona rural vitória
Mais notícias
-
Destaque no Seduckathon | 07/03/2026, 09:16h
Estudantes de São M. do Tapuio participam de imersão acadêmica no Rio de Janeiro
Grupo do CETI Dona Rosaura participou de curso no IMPA Tech e visitou importantes centros tecnológicos, científicos e culturais da capital fluminense.
-
Reforço Social | 03/03/2026, 07:46h
São Miguel do Tapuio recebe van para reforçar Assistência Social
O veículo do MobSUAS foi entregue em solenidade realizada no estacionamento da Alepi, em Teresina.
-
Festa confirmada | 02/03/2026, 12:03h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações musicais do aniversário do município
Cidade completa 88 anos no dia 25 de março e terá shows no dia 26, além de programação institucional.
-
Reurbanização | 26/02/2026, 11:31h
Prefeito Pompilím anuncia reurbanização da Avenida Major Gonçalves Araújo
Projeto vai transformar via que liga o Centro ao bairro de Fátima, com ciclofaixa, pista de cooper e nova iluminação em LED.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões