Publicada em 11/10/2021 - 15h17
Por Da Redação
Programa da Equatorial já recolheu 45 toneladas de resíduos para reciclagem
E+ Reciclagem: saiba como participar, ter créditos na conta e ajudar em projetos sociais.
Já pensou em obter três grandes benefícios a partir de materiais recicláveis? Com o programa E+ Reciclagem, da Equatorial Piauí, é possível contribuir com o meio ambiente, ganhar créditos na conta de energia e ainda praticar uma boa ação, podendo destinar os valores obtidos a instituições sociais cadastradas no Piauí.
Há um ano, por meio do E+ Reciclagem, os clientes da Equatorial Piauí têm a oportunidade de exercitar o uso consciente dos resíduos sólidos e contribuir com o processo de reciclagem. Para isso, basta se dirigir aos postos fixo ou móveis de coleta seletiva do programa em Teresina, com a fatura de energia, e efetuar o cadastro para receber um cartão personalizado, que será o instrumento de contabilização dos créditos recebidos pelo cliente em função do descarte adequado de materiais. Pelo projeto, o cliente deve levar ao posto de coleta os resíduos gerados, limpos e separados, podendo ser recebidos como resíduos recicláveis, o papel, plástico, metal, embalagens tetra pak e PVC.
Para que os descontos sejam efetuados na conta de energia, há um sistema que pesa todo material reciclado, precifica de acordo com uma tabela de mercado e gera o crédito para o cliente, que pode ser convertido em descontos em sua conta de energia, ou doado para uma Instituição Social parceira do programa.
Atualmente, o E+ Reciclagem conta com 5 instituições sociais cadastradas para receber os créditos de clientes que tenham interesse em contribuir. Os clientes podem destinar os créditos gerados a partir da troca de resíduos para a Associação Casa Esperança e Vida, que oferece assistência a pessoas em tratamento de câncer, Fundação Viver com Dignidade e Sociedade Espírita João Nunes Maia, que desenvolvem trabalhos assistenciais voluntários, Casa Frederico Ozanan, que abriga idosos, e a Fundação Espirita Servos de Maria, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Carmem Susana é diretora de uma escola pública, e doou os bônus adquiridos a partir de um grande descarte para a reciclagem de papéis que não seriam mais utilizados. “Estava com muitos papéis que não tinham mais utilidade para mim, então resolvi reciclar e doar os créditos para um projeto social. É muito gratificante poder contribuir com um planeta mais sustentável, e ainda ajudar outras pessoas”, comentou Carmem.
Para as instituições sociais que recebem o benefício, o crédito na conta de energia vem como um alívio para as despesas do mês, tão impactadas pela queda das doações da população durante a pandemia. “A economia na conta de energia nos permitiu destinar doações recebidas para outras prioridades, como alimentação, compra de itens de limpeza. Em nome de todos os beneficiados na Casa Esperança e Vida, gostaríamos de agradecer os clientes que colaboraram! Os créditos vieram em boa hora!”, agradeceu Samires Almeida, responsável pela Casa Esperança e Vida, beneficiada este mês com um crédito de R$ 1.912,58 na conta de energia, como resultado das doações de clientes.
O programa E+ Reciclagem dialoga com a política de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e promove destinação adequada aos resíduos recebidos. “Quando incentivamos a coleta seletiva, estamos desenvolvendo ações para difundir a cultura de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Por meio deste programa, ganham todos: o meio ambiente, a sociedade e nossos clientes”, afirma Júlio Mendes, executivo de Eficiência Energética da Equatorial.
Balanço do E+ Reciclagem
Desde sua implantação, em setembro do ano passado, o programa já distribuiu mais R$ 8 mil reais em bônus e já coletou mais de 45 toneladas em resíduos sólidos. “Essa é nossa grande contribuição ao meio ambiente que é dar uma destinação adequada a estes resíduos recicláveis. Essa ação contribuiu para evitar que cerca de 152 toneladas de dióxido de carbono (CO²) fossem emitidos na atmosfera”, complementou Júlio.
Postos de coleta: Onde encontrar?
Para coleta dos resíduos, o E+ reciclagem dispõe de um posto fixo e também conta com pontos itinerantes de coleta, localizados em pontos espalhados pela cidade, de forma itinerante, em cada dia da semana, no horário de 08h às 17h.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Equatorial/Piauí
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões