Publicada em 20/12/2021 - 09h45
Por Francisco Alves
Piauí fatura mais 3 medalhas no último dia da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo
Evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou no último domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins.
A 43ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou neste domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins reunindo a elite da velocidade das duas regiões, que, por sinal, conta com algumas das melhores seleções do país, inclusive teve a participação de campeões brasileiros em três grandes provas: Contrarrelógio Individual, Resistência e Circuito, esta que aconteceu hoje, numa prova rápida e de muita velocidade, na qual valeu a força e a estratégia das equipes. O Piauí conquistou mais três medalhas, totalizando nove na competição e um ótimo resultado geral, o 5º lugar no pódio por estados.
O Piauí conquistou duas medalhas de ouro com a atleta elite Karine de Macedo Frota, três de prata e quatro de bronze. No quadro geral, deu a lógica representada pelos estados favoritos. O Pará foi o campeão, seguido da Bahia, em terceiro o anfitrião Tocantins, que é também o campeão da última edição, e em quarto o Estado de Sergipe.
O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, Fernando Correia Lima, disse que o resultado do Piauí é o melhor possível e traz mais ânimo para recomeçar a temporada de 2022. “Conquistamos nove medalhas, sendo duas de ouro, o que é muito bom, pois os melhores ciclistas do País estão nas duas regiões, então o nível da Copa foi considerado altíssimo. O Piauí deu o seu melhor em todas as categorias. A ida do Piauí só foi possível graças à força do nosso ciclismo, ao nosso apoio enquanto Federação e aos patrocinadores”, disse o dirigente, acrescentando que em 2022 a Copa será no Pernambuco e o Piauí estará muito mais forte. Fernando assumiu a entidade em janeiro desse ano.
A piauiense Karine de Macedo Frota, categoria Elite, faturou a prata neste último dia na prova de Circuito com o tempo de 37min31s127, atrás apenas da baiana Cristiane Duque Almeida, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 37min30s517; em 3º, levando o bronze, outra baiana, Elienai de Oliveira Damasceno, com 37min31s140. A prova de hoje usa estratégia de cada equipe. Assim, destaque também para a atleta Elza Nunes dos Santos, que ficou na 13ª posição, mas foi crucial ajudando Karine e se manter no pelotão das ponteiras. Assim também foi na categoria Máster B-1, na qual Gerson Albuquerque, que ficou em 10º lugar, contribuiu para a medalha do companheiro Lindomar Ferreira dos Santos.
Lindomar conquistou a segunda medalha de bronze. O tempo dele foi 32min04s471. O campeão Tarcísio Carneiro Filho (PB) levou o ouro com o tempo de 31min36s377 e Francisco Ferreira da Silva (CE) ganhou a prata finalizando o circuito com 31min51s293. Lindomar conquistou ao todo três medalhas, uma de prata na prova de Contrarrelógio e bronze na prova de Resistência. O outro piauiense que conquistou medalha foi Reinaldo Soares de Oliveira, que é médico e participou da sua primeira grande competição. Na prova deste sábado, ele ganhou o bronze.
Na categoria Máster D-2 (acima de 65 anos), o piauiense João de Deus Soares Filho por centésimos de segundo não conquistou medalha de ouro. Ele colocou no peito sua segunda medalha, a primeira foi a de prata na prova de Contrarrelógio Individual. Ele completou a prova deste domingo com o tempo de 20m45s888. A prata ficou com Ésio Flôrencio de Sousa (CE), com 20min45s411 e o ouro foi para João Luiz Melo (PA), com tempo de 20min45s297.
A seleção piauiense de Ciclismo teve o patrocínio do Colchão Ônix, Sesc/ Fecomércio -Senac, Construtora Mountain e Evo Bike. Apoio: Sela Conveniência e VadeBike Store. Acompanhem os canais da FCP para acompanhar as informações e imagens dos atletas piauienses no evento, no site (https://fcp-pi.esp.br/), Instagram e no Facebook.
Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões