Publicada em 23/02/2022 - 15h49
Por Da Redação
Populares protestam contra suposta negligência médica no Hospital José Furtado de Mendonça
Cerca de 100 pessoas, incluindo familiares e amigos da jovem Maura Martins Oliveira, participaram do protesto.
Foi em meio a pedidos por justiça e gritos de ordem que cerca de 100 pessoas, incluindo familiares e amigos da jovem Maura Martins Oliveira, de apenas 23 anos, realizaram na tarde da última terça-feira, 22 de fevereiro, um protesto em frente ao Hospital Estadual José Furtado de Mendonça, na cidade de São Miguel do Tapuio.
A jovem Maura Martins Oliveira faleceu na madrugada do último dia 16, na unidade hospitalar, após ter ingerido uma quantidade abusiva de medicação. Segundo os familiares, a jovem deu entrada na unidade por volta das 20h do dia 15 de fevereiro, onde o médico plantonista era Dr. George A. L. Bezerra.
Durante o protesto, familiares e amigos acusaram o médico de negligência médica, alegando que o mesmo deu pouca atenção para a paciente, inclusive, não fazendo os procedimentos necessários. As declarações foram direcionadas ao médico pelos manifestantes em um aparelho de som, na porta da unidade hospitalar.
Durante o protesto, o médico Dr. George A. L. Bezerra, saiu para a porta do hospital e ouviu atentamente os manifestantes, aparentemente abatido, ele pediu a palavra e fez alguns esclarecimentos desde a entrada da jovem na unidade hospital, na noite do dia 15, até o registro do óbito, na manhã do dia 16.
Dr. George esclareceu aos manifestantes que prestou toda atenção médica necessária à paciente. "A paciente chegou ao hospital chocada e a pressão inaudível, em zero, a enfermeira prontamente ao verificar a pressão dela não identificou pulso e imediatamente nos chamou. Nos prontamente fizemos o que a medicina ensina e o que nos temos a disposição, nos administramos um soro, que é o ringer, que serve exatamente para normalizar a pressão, ao contrário do que nos ouvimos aqui que não foi feito nada para estabilizar a pressão” afirmou o médico.
Durante o pronunciamento, o medico disse ainda que fez a medicação apropriada e também o suporte de oxigênio. “O oxigênio porque, como ela chegou com a pressão muito baixa, o risco de acontecer um dano cerebral, porque ela não tinha mais pressão sanguínea circulante, era muito grande. Então fizemos o oxigênio sob cateter e encaminhamos ela para ficar sendo monitorada” disse Dr. George.
Após os esclarecimentos do médico, os manifestantes solicitaram a presença do Diretor da Unidade Hospitalar, Dr. André Nepomuceno, mas o mesmo não se encontrava na Unidade Hospitalar.
A polícia militar, sob o comando do Capitão Cruz, esteve presente durante todo o protesto, garantido a segurança tanto dos profissionais que trabalham no local, como também dos manifestantes. O protesto foi considerado pacífico.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões