Publicada em 02/03/2022 - 13h04
Por Da Redação
Janeiro e fevereiro registram chuvas abaixo da média em São Miguel do Tapuio
Na sede do município, foram registrados apenas 242,0 mm nos dois primeiros meses do ano, ficando bem abaixo da média histórica dos últimos sete anos.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 as chuvas foram irregulares na maior parte do município de São Miguel do Tapuio, é o que mostra dados levantados pela nossa reportagem. Na sede do município, foram registrados apenas 242,0mm nos dois primeiros meses do ano, ficando bem abaixo da média histórica dos últimos sete anos, que é em média 380,0mm.
Em algumas regiões, as precipitações até superaram a média climatológica, mas em outras, foi a menor dos últimos anos, como exemplo, a região Leste do município, que o acumulado nos dois primeiros meses do ano foi menos de 100,0 mm e muitos agricultores não conseguiram realizar o plantio.
Nos últimos sete anos, o menor volume de chuva acumulado nos dois primeiros meses do ano em São Miguel do Tapuio, foi nesse ano de 2022. Já o segundo menor, foi registrado no ano de 2017, mesmo assim, ainda choveu 249,0 mm nos meses de janeiro e fevereiro.
Por conta do inverno irregular, agricultores do assentamento São Francisco, distante 32 km da sede do município de São Miguel do Tapuio, estão com dificuldades para concluir as plantações de feijão e milho, culturas predominante na região. Com esse ciclo de chuvas irregular, concluir o plantio tá difícil, e quando planta acaba por não nascer direito.
A escassez de chuva na região chega ser a maior dos últimos sete anos e caso não seja regularizada em março, pode levar a situação de emergência devido à estiagem. Em muitas comunidades, os agricultores já relatam que o plantio de milho está plasticamente perdido por total e estão com alto risco de perder também o feijão, caso as chuvas não se regularizem nos próximos dias.
Porém, as previsões não são nada animadoras, dados meteorológicos mostram que os efeitos climáticos poderão perdurar, sendo assim, os agricultores contabilizarão grandes prejuízos na safra 2021/2022.
Confira abaixo o volume de chuva registrado nos dois primeiros meses do ano na cidade de São Miguel do Tapuio.
Janeiro e fevereiro/2016 - 429,0mm
Janeiro e fevereiro/2017 - 249,0mm
Janeiro e fevereiro/2018 - 387,0mm
Janeiro e fevereiro/2019 - 280,0mm
Janeiro e fevereiro/2020 - 548,0mm
Janeiro e fevereiro/2021 - 556,0mm
Janeiro e fevereiro/2022 - 242,0mm
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: chuva média irregular
Mais notícias
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.
-
Agenda | 13/06/2026, 18:41h
Rafael Fonteles vistoria obras e autoriza construção de Centro Cultural em São Miguel do Tapuio
Agenda no município incluiu anúncios de novos investimentos e acompanhamento de importantes intervenções em andamento.
-
Intercâmbio internacional | 13/06/2026, 18:22h
Alunas de São Miguel do Tapuio conquistam intercâmbio internacional
Estudantes do CETI Dona Rosaura garantiram vaga em intercâmbio internacional após destaque na Maratona Do Piauí para o Mundo 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões