Publicada em 27/05/2022 - 08h59
Por Da Redação
Prefeito sanciona Lei que implementa o Serviço de Escuta Especializada
O serviço de Escuta Especializada será coordenado pela secretaria municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho.
O Prefeito Municipal de São Miguel do Tapuio-PI, Pompilío Evaristo Cardoso Filho, sancionou a Lei n° 0100/2022, que implementa o Serviço de Escuta Especializada, coordenado pela secretaria municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho. De acordo com a Secretária Erivalda Mineiro “o objetivo é fortalecer a rede de proteção e de atendimento às crianças e adolescentes do município”.
Por meio do Serviço são atendidos possíveis situações de violências contra crianças ou adolescentes, visando garantir a proteção social e o provimento de cuidados da vítima. O procedimento não possui por escopo produzir prova para o processo de investigação e responsabilização do agressor, mas proteger as vítimas. O serviço é previsto na Lei n°13.431.
Ainda de acordo com a Secretária “o trabalho busca impedir a revitimização de crianças e adolescentes, evitando que precisem falar sobre a violência em diferentes locais de atendimentos”. O Município capacitará os profissionais responsáveis pela execução do Serviço que farão a escuta especializada, elaborar relatórios e encaminhamentos para cada situação e, se necessário, promover estudos de casos com a Rede de Proteção.
O Serviço funcionará junto com o Conselho Tutelar, na Rua Antônio Feitosa N° 280 com horário de atendimento das 07:30h às 13:30h. O contato pode ser mantido pelo telefone (86) 98172-2250.
Diante de qualquer situação de violência ou de suspeita que envolva criança e adolescente, a comunicação ao Conselho Tutelar é obrigatória. Os conselheiros farão o atendimento e aplicarão as medidas de proteção cabíveis, dentre as quais, para os casos de violências, o encaminhamento para o Serviço de Escuta Especializada.
Clique aqui e veja a LEI N° 0100/2022.
Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Mais notícias
-
Luto | 10/09/2026, 08:03h
Morre aos 65 anos o vereador e secretário de São Miguel do Tapuio, Paiva Júnior
Parlamentar estava licenciado do cargo de vereador e atuava como secretário municipal de Administração.
-
Neto Saraiva | 30/08/2026, 09:40h
Unidade Escolar Manoel Evaristo de Paiva recebe artista Neto Saraiva em apresentação do projeto “Heróis dos Carnaubais”
Encontro reuniu estudantes em uma manhã de arte, cultura e valorização da identidade regional.
-
Dia dos pais | 23/08/2026, 21:31h
Prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio realiza festa em homenagem aos pais
Evento aconteceu na última quinta-feira (20) e reuniu pais do município em uma noite de homenagens, apresentações, brindes e sorteios.
-
Ato público | 20/08/2026, 13:18h
São M. do Tapuio realiza ato público em apoio às ações de proteção e valorização das mulheres
Programação reuniu autoridades, servidores e moradores em uma noite de informação, cultura, esporte e lazer.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões