Publicada em 20/07/2022 - 08h34
Por Da Redação
IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo estado do Piauí
a capacitação inclui práticas de simulação com uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é o instrumento básico de trabalho do recenseador.
A etapa de capacitação dos recenseadores é última de uma cadeia de treinamentos em cascata que o IBGE planeja desde 2018 e executa desde dezembro de 2021. Ao final, mais de 3 mil servidores do Piauí, entre efetivos e temporários, estarão habilitados para atuarem no Censo Demográfico 2022. Até junho, quase 500 pessoas foram treinadas no estado.
“Os treinamentos são indispensáveis na medida em que prezam pela garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, ressalta o coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana. O conteúdo do curso abrange os diversos conceitos envolvidos na realização da pesquisa, de forma a padronizar a coleta de dados.
Além disso, a capacitação também inclui atividades práticas e momentos de simulação com uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é o instrumento básico de trabalho do recenseador. Para facilitar o processo de aprendizagem, os participantes recebem materiais impressos e digitais, slides e videoaulas. “Recursos pedagógicos e técnico-científicos são utilizados, a fim de garantir a eficiência da maior operação estatística do país”, reforça Viana.
Aqueles que forem selecionados para atuar em áreas onde residem povos e comunidades tradicionais (PCTs), como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de treinamento. Isso porque o trabalho nessas regiões requer abordagens e medidas de biossegurança específicas.
Nos municípios de São Raimundo Nonato (PI) e Queimada Nova (PI), o conteúdo sobre PCTs será ministrado pela integrante do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Maria Amélia Vilanova. Ela vem da sede do IBGE no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar o treinamento no Piauí.
A partir de 1º de agosto, os recenseadores iniciarão as entrevistas nos domicílios. Cerca de 900 mil residências serão visitadas nos 224 municípios do Piauí. A coleta de dados deve seguir até o dia 31 de outubro.
Fonte: Com informações da Supervisão de Informações do IBGE/PI
Mais notícias
-
Luto | 10/09/2026, 08:03h
Morre aos 65 anos o vereador e secretário de São Miguel do Tapuio, Paiva Júnior
Parlamentar estava licenciado do cargo de vereador e atuava como secretário municipal de Administração.
-
Neto Saraiva | 30/08/2026, 09:40h
Unidade Escolar Manoel Evaristo de Paiva recebe artista Neto Saraiva em apresentação do projeto “Heróis dos Carnaubais”
Encontro reuniu estudantes em uma manhã de arte, cultura e valorização da identidade regional.
-
Dia dos pais | 23/08/2026, 21:31h
Prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio realiza festa em homenagem aos pais
Evento aconteceu na última quinta-feira (20) e reuniu pais do município em uma noite de homenagens, apresentações, brindes e sorteios.
-
Ato público | 20/08/2026, 13:18h
São M. do Tapuio realiza ato público em apoio às ações de proteção e valorização das mulheres
Programação reuniu autoridades, servidores e moradores em uma noite de informação, cultura, esporte e lazer.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões