Publicada em 09/09/2022 - 08h33
Por Da Redação
MPPI realiza inspeções nos CRAS e CREAS dos municípios da comarca de Paulistana
As atividades foram coordenadas pelo promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina.
O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Paulistana, realizou, nos dias 05 e 06 de setembro, inspeções nos Centros de Referência de Assistência Social e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social dos municípios que compõem a comarca.
As atividades foram coordenadas pelo promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina, o qual responde pela PJ de Paulistana, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, com o apoio da assessora Maria de Fátima da Silva Sousa. Os municípios contemplados foram Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí, Paulistana e Queimada Nova.
Durante as inspeções, foram fiscalizadas as instalações dos órgãos componentes da rede de proteção aos adolescentes. A finalidade é aparelhar e estruturar esses órgãos, a fim de que seja implementada a fiscalização regular das medidas socioeducativas, em meio aberto, aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei na comarca de Paulistana. Essas ações decorrem da Resolução nº 204, de 16 de dezembro de 2019, do Conselho Nacional do Ministério Público.
Nas atividades, foi possível verificar as estruturas físicas, bem como o quadro de profissionais dos centros. Além disso, foram identificados os serviços ofertados para a população.
Constatou-se a necessidade de adequação dos órgãos municipais à Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assim como da prestação de um melhor atendimento à população. O MPPI ressalta que serão adotadas as medidas cabíveis para regularização das situações encontradas, através de atuação extrajudicial e, caso necessário, judicial.
Fonte: Com informações Coordenadoria de Comunicação Social MP/PI
Tópicos: mppi inspeções cras CREAS municípios comarca paulistana
Mais notícias
-
Fortalecimento das ações | 29/05/2025, 18:02h
Secretaria municipal de educação fortalece parceria com SEDUC-PI para aprimorar a qualidade do ensino
O encontro teve como foco o fortalecimento das ações conjuntas entre o município e o Governo do Estado.
-
Etapa internacional | 29/05/2025, 17:48h
Estudante do Ceti Dona Rosaura vai representar o Piauí na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul
Anna Vitória, aluna da 2ª série, está na capital federal desde a última segunda-feira (26), participando do Curso de Formação do PJM.
-
Sessão ordinária | 29/05/2025, 17:21h
Câmara de São Miguel do Tapuio realiza primeira sessão ordinária do mês de maio
A pauta da sessão foi extensa, com apresentação de 15 requerimentos e 8 proposições legislativas.
-
Defesa dos Municípios | 21/05/2025, 14:51h
Prefeito Pompilím anuncia R$ 2 milhões para a saúde e revitalização de praça em São Miguel do Tapuio
O recurso para a saúde é fruto de articulação política do prefeito Pompilím com o senador Ciro Nogueira.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões