Publicada em 09/09/2022 - 08h48
Por Da Redação
BNB apoia expansão de franquias e facilita o crédito para novos empresários
O prazo é de até 12 anos, incluídos quatro de carência, A taxa de juros depende do tipo de linha utilizada e as condições do contrato.
Há poucos dias, o empresário cearense João Batista Ximenes acompanhou a abertura da primeira loja Maria Pitanga Açaiteria fora do Brasil. “Comecei o negócio em 2012 e, hoje, estamos com 91 franqueados. Acho que é um bom momento para franquias. Abrimos nossa primeira unidade em Portugal”, comemora. O negócio iniciado no Ceará recebeu apoio do Banco do Nordeste e está presente em toda a Região, além de Goiás e Distrito Federal.
O apoio do BNB foi fundamental para a escalada de crescimento da Maria Pitanga, inicialmente no financiamento de todo o maquinário da fábrica, instalada no Pecém, e posteriormente na concessão de crédito para novos franqueados. “Tenho um convênio com o Banco para oferecer crédito a quem desejar ser um novo franqueado”, afirma o empresário. A marca produz até 60 toneladas de alimento por mês e gera cerca de 50 empregos diretos somente na unidade industrial.
A rede de açaí é uma das muitas franquias que podem contar com recursos do Banco do Nordeste (BNB) para expansão do negócio. Assim como as grandes marcas, como Arezzo e O Boticário, as redes regionais podem firmar convênio com o BNB para facilitar o acesso de franqueados às linhas de crédito.
O superintendente de Negócios de Atacado e Governo do BNB, Emiliano Estevão da Paz Portela, destaca o fato de os recursos do Banco poderem ser usados tanto por franqueadores como por franqueados. “Nós financiamos implantação, expansão, modernização e relocalização de empreendimentos, incluindo aquisição de máquinas, equipamentos e veículos, capital de giro associado e taxa de franquia. Ou seja, podemos oferecer apoio ao negócio em todo o processo de montagem de uma nova empresa”, explica.
De acordo com o Emiliano Portela, esses empresários podem acessar as linhas de crédito voltadas às empresas de médio e pequeno portes, onde está enquadrada a maior parte das franquias. “Para as Micro e Pequenas Empresas (MPE), o Banco do Nordeste ainda tem a disponibilidade de R$ 1,3 bilhões até o final do ano, além dos R$ 3 bihões que aplicamos até julho", explica.
Pelas linhas de MPE, o crédito é liberado até o limite aprovado ou de acordo com o investimento a ser realizado. O prazo é de até 12 anos, incluídos quatro de carência, a depender do projeto. A taxa de juros depende do tipo de linha utilizada e as condições do contrato.
Franquias aumentam faturamento
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias cresceu 16,8%, no segundo trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada pela entidade entre 4 de julho e 22 de agosto e contou com uma amostra de 291 respondentes.
Para o economista Alisson Martins, do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de estudos e pesquisas do BNB, o avanço no faturamento dos negócios está relacionado com o nível de atividade econômica em aceleração. "A economia nordestina, medida pelo índice de atividade do Banco Central, avançou 5,2% no segundo trimestre de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. A dissipação dos efeitos da pandemia na economia, sobretudo em decorrência da flexibilização das medidas sanitárias nos últimos meses, combinada com o maior dinamismo do setor de serviços e do nível de emprego, contribuíram, em grande medida, para o maior tracionamento econômico", analisa.
Fonte: Com informações da Assessoria do BNB
Tópicos: bnb expansão franquias facilita crédito empresários
Mais notícias
-
Minha Casa, Minha Vida | 21/01/2025, 10:28h
Piauí tem 6.951 unidades habitacionais autorizadas para contratação pelo Minha Casa, Minha Vida
Governo Federal reforça compromisso com a habitação do Piauí beneficiando famílias nas zonas urbana e rural da capital e diversos municípios.
-
Uso de celulares | 21/01/2025, 09:20h
Entenda como funcionará a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas do Piauí
Segundo o secretário estadual de Educação (Seduc-PI), a adoção desta medida visa melhorar o desempenho escolar dos alunos piauienses.
-
Proibição | 13/01/2025, 23:08h
Governo do Piauí sanciona Lei que proíbe o uso de celulares nas escolas
A sanção da lei 8.563/2025, proíbe o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes em instituições de ensino público e privado do estado.
-
Tiro esportivo | 13/01/2025, 21:37h
Equipe Tapuio Shooting brilha em torneio de tiro esportivo realizado no Ceará
A equipe conquistou 13 troféus e premiação em dinheiro, firmando-se como uma das mais bem-sucedidas da competição.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões