Publicada em 17/10/2022 - 14h45
Por Da Redação
BPC poderão ser cadastrado de forma automática na Tarifa Social de Energia
Clientes devem manter o cadastro atualizado junto ao CRAS para ter direito ao benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é estendida de forma automática para os clientes da distribuidora assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), conforme garantido pela Lei federal nº 14.203/2021, que alterou a Lei nº 12.212/2010. No Piauí, são aproximadamente 544 mil clientes beneficiados pela Tarifa Social Baixa Renda, dos quais 30 mil possuem vínculo com BPC e já são contemplados com descontos na conta de energia que variam de 10% até 65%.
Para ter o benefício incluso de forma automática, o cliente Equatorial precisa ter o Número de Identificação Social (NIS) atualizado (deve ocorrer junto ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - a cada 2 anos) ou ter o BPC válido também. Segundo Ministério da Cidadania, para ter direito ao BPC é importante observar os seguintes critérios:
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência no Brasil;
- A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que ¼ do salário mínimo;
- Pessoa idosa, com idade de 65 (sessenta e cinco) anos ou mais;
- Pessoa com deficiência, de qualquer idade.
“A Tarifa Social é um mecanismo importante para a redução de custo para diversos usuários. A busca ativa de cadastros por meio do cruzamento de dados é uma ação realizada pela Equatorial, em parceria com a SASC desde 2019, antes mesmo de ser obrigatória. Mas é preciso informar a todos a importância da atualização cadastral para darmos a devida continuidade e ampliar o número de pessoas contempladas com o benefício”, reforça a Consultora de Relacionamento da Equatorial Piauí, Patrícia Araújo.
O ministério da Cidadania envia mensalmente os dados atualizados para as distribuidoras, assim é possível realizar o cruzamento de dados e identificar os clientes titulares de conta de energia que são assistidos pelo BPC e realizar a inclusão, sem a necessidade de deslocamento a alguma agência para formalizar este benefício de redução da conta.
Atenção: a redução também pode ser estendida aos não titulares de conta de energia
Ainda há o número expressivo de 41 mil pessoas que têm direito ao benefício, porém não são titulares da conta de energia, mas também podem ter o abatimento da Tarifa Social para a família da qual fazem parte. Para a inclusão, basta buscar um dos canais de atendimento da Equatorial para realização do cadastro, e assim passar a obter o desconto na conta de luz. Mas lembrando que se na unidade tiver mais de um beneficiário, os dois poderão ser cadastrados na mesma residência.
Segundo a Consultora de Relacionamento Patrícia Araújo, o cruzamento de dados também é realizado pelo endereço do beneficiário. “É muito importante que o beneficiário esteja com o endereço atualizado junto ao CRAS, levando a conta de energia do local em que reside ou entrar em contato com a Equatorial pelos meios disponíveis (agência, site, clara) para a devida inclusão, pois no momento da busca ativa feita pela empresa, o endereço cadastrado na distribuidora também auxilia na localização deste beneficiário”, afirma.
Critérios para ter direito a Tarifa Social
Segundo Ministério da Cidadania, devem ser observados os seguintes critérios:
- Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal –Cadastro Único, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; ou
- Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos artigos. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
- Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica
Canais de atendimento Equatorial Piauí
- pi.equatorialenergia.com.br
- App Equatorial Energia – Android e IOS
- Clara (86) 3228-8200
- Central 0800 086 0800
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Equatorial/Piauí
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões