Publicada em 02/12/2022 - 09h25
Por Da Redação
IBGE inicia 2ª. Etapa da coleta do Censo Demográfico 2022 no estado
Por meio deste processo será possível realizar o recenseamento das pessoas que não registradas na primeira etapa
Concluída a 1ª Etapa da coleta do Censo Demográfico 2022, é iniciada a 2ª Etapa, que constitui o processo de recuperação das Unidades Domiciliares que foram registradas com moradores ausentes e com aquelas que se recusaram a responder ao Censo. Por meio deste processo será possível realizar o recenseamento das pessoas não registradas e com isso reduzir ao máximo o nível de não resposta dos questionários. É nesta 2ª Etapa que também se realizam procedimentos de correção e identificação de falhas de cobertura, tais como:
- verificar se algum domicílio particular deixou de ser registrado;
- se houve classificação errada de domicílios particulares, como por exemplo:
- o um domicílio com morador classificado erroneamente como vago;
- o um domicílio que foi registrado com morador e que na verdade deveria ser classificado como vago ou uso ocasional etc.
Ainda na 2ª Etapa, será realizado também um rigoroso processo de refinamento do trabalho de coleta, por meio do qual são utilizadas técnicas estatísticas e geotecnologias para garantir a qualidade das informações produzidas. Os dados coletados são verificados a partir do cruzamento com outras bases de dados como, por exemplo, o registro de endereços residenciais fornecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela aplicação de ferramentas de geotecnologias que se valem da captura das coordenadas geográficas de todos os domicílios, feita neste Censo de 2022. Neste processo, o IBGE também faz uso de imagens de satélite atualizadas e de alta resolução. A partir da combinação entre as imagens e as coordenadas coletadas, cabe apurar partes do território que não tenham sido percorridas pelos recenseadores. Assim, é possível detectar eventuais falhas de cobertura e enviar equipes para retornar ao campo e complementar o recenseamento.
Seguindo na 2ª Etapa, o IBGE lança pela primeira vez na história das operações censitárias no Brasil, o Disque Censo. Trata-se um serviço de utilidade pública para que as pessoas que acreditam não terem sido recenseados possam informar ao IBGE. Esse serviço deve ser acessado pelo telefone 137, inicialmente apenas nos estados do Piauí e de Sergipe, que estão concluindo a 1ª. Etapa do Censo. Com isso, o Instituto poderá garantir o recenseamento de todas as pessoas.
No final da 2ª Etapa está previsto o processo de apuração dos dados, quando serão aplicados os devidos tratamentos estatísticos. A conclusão desta etapa se dará com a divulgação dos Resultados Preliminares do Censo Demográfico 2022, prevista para ocorrer no final de dezembro.
Na sequência, teremos o início da 3ª Etapa, quando daremos continuidade ao trabalho de controle de qualidade e tratamento estatístico iniciado na 2ª Etapa. Os resultados definitivos do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023. Importante destacar que os trabalhos referentes à Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE) continuam em andamento. O objetivo da PPE é fornecer dados para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta do Censo Demográfico 2022. Ela também ajuda a identificar áreas que requerem maior atenção em operações futuras, bem como fornecer subsídios para os trabalhos de elaboração das estimativas e projeções populacionais.
Fonte: Com informações da Supervisão de Informações do IBGE/PI
Mais notícias
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.
-
Agenda | 13/06/2026, 18:41h
Rafael Fonteles vistoria obras e autoriza construção de Centro Cultural em São Miguel do Tapuio
Agenda no município incluiu anúncios de novos investimentos e acompanhamento de importantes intervenções em andamento.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões