Publicada em 11/01/2023 - 19h02
Por Da Redação
Advogadas requerem que OAB-PI e TJPI observem a paridade no preenchimento das vagas de desembargador (a)
No supramencionado requerimento junto ao Tribunal de Justiça, as advogadas chamam a atenção para a falta de Desembargadoras no TJ/PI.
As advogadas Noélia Sampaio, Jessica Lima, Carmen Ribeiro e Livia Leão, redigiram e protocolaram junto à OAB Seccional Piauí e ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, um documento requerendo a observação dessas instituições quanto à aplicação da paridade na escolha para o preenchimento da vaga de Desembargador (a) do TJPI.
Noélia Sampaio explica que a OAB-PI deverá enviar em breve, ao Tribunal de Justiça do Piauí, uma lista sêxtupla, composta com advogados (as) que preencham os requisitos, para que o Tribunal reduza a uma lista tríplice e envie ao Governo do Estado para nomeação.
As advogadas, no referido documento, requerem que a OABPI, a exemplo do que fez com o Tribunal Regional do Trabalho, faça uma lista paritária, sendo composta por 3 advogados e 3 Advogadas.
Para elas, não faz sentido, usar um critério para um Tribunal e critério diferente para outro, ainda que seja prevista a liberdade para os (as) Conselheiros votarem.
No supramencionado requerimento junto ao Tribunal de Justiça, as advogadas chamam a atenção para a falta de Desembargadoras no TJ/PI, sendo que a única mulher deverá se aposentar brevemente. Assim, sugere que, seguindo os passos do Tribunal Superior do Trabalho (TST), nas próximas vagas que irão surgir (que serão duas), em 1 (uma) delas, seja a lista composta apenas por magistradas, tendo em vista que a vaga é para a magistratura.
As advogadas ainda repudiam veementemente ações dessas instituições que vão de encontro com a Resolução do Conselho Federal (Res. 05/20), Resolução do CNJ ( Res. 255/18), aos objetivos ODS (ONU), bem como aos diversos instrumentos internacionais sobre os direitos humanos, em destaque a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW). Elas pontuam que agir em caminho contrário a esses comandos normativos resulta em ignorar, de forma explícita, as regras estabelecidas por estas próprias instituições.
Com o ensejo de fortalecer o pleito, as ADVOGADAS também fizeram um requerimento junto à ABMCJ - Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas, como o próprio nome diz, uma entidade formada por mulheres dos mais diversos segmentos da carreira jurídica, portanto, devem fazer parte e/ou ter interesse nesse procedimento de escolha.
Fonte: Com informações da Assessoria de comunicação
Tópicos: advogadas OAB documento paridade escolha preenchimento desembargador
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões