Publicada em 08/02/2023 - 09h36
Por Da Redação
Segundo o Inmet, primeira quinzena de fevereiro terá chuvas intensas no Piauí
O principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Nos primeiros 15 dias deste mês, o tempo ficará instável e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do centro-norte do Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera.
A ZCIT deverá favorecer o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, estados onde as chuvas dos últimos dias foram bastante isoladas. Já no Maranhão, Piauí e Ceará, elas estão mais intensas e deverão permanecer assim.
Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a interação da ZCIT com o fluxo dos ventos em altos níveis da atmosfera (presença de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN) também vai provocar chuvas mais intensas no semiárido dos estados citados, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, principalmente.
As figuras 1a e 1b abaixo mostram o aumento de umidade na camada atmosférica (chuva) na região Nordeste entre os dias 3 e 10 deste mês. Tal configuração, associada às análises de outras variáveis meteorológicas e, também, de diversos modelos, indica a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no interior da região.

Foto:Inmet
Fonte: Com Informações do 180graus
Tópicos: Inmet fevereiro chuvas piauí
Mais notícias
-
Reunião institucional | 13/01/2026, 11:39h
Pompílio Evaristo Cardoso Filho participa de reunião com assessor do Governo do Estado do Piauí
Encontro teve como objetivo discutiu ações e projetos voltados ao fortalecimento dos municípios piauienses.
-
Ordem de Serviço | 13/01/2026, 10:41h
Pompilím assina Ordem de Serviço para obra em escola da zona urbana do município
Durante a fala, Pompilím também adiantou que novas ordens de serviço deverão ser assinadas em breve, contemplando outras escolas.
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões