Publicada em 08/02/2023 - 09h44
Por Da Redação
Raio atinge fazenda no Piauí e mata 57 cabeças de gado. Prejuízo enorme
Ainda conforme as informações, no momento do ocorrido ninguém estava na fazenda e felizmente não houve nenhum dano humano.
Uma descarga elétrica gerou um grande prejuízo a um proprietário de fazenda, identificado como João de Deus Alencar, na comunidade Laginhas, cidade de Agricolândia, microrregião do Médio Parnaíba. Informações dão conta de que um raio atingiu a área e vitimou 57 cabeças de gado.
De acordo com o apurado pelo portal OitoMeia, os bovinos foram fatalmente mortos durante uma chuva com muitos raios e trovões ocorrida na região na noite da última segunda-feira (06/02). O prejuízo ainda está sendo somado pelo dono dos animais, mas cálculos preliminares afirmam que o incidente pode ultrapassar mais de R$ 200 mil.
Ainda conforme as informações, no momento do ocorrido ninguém estava na fazenda e felizmente não houve nenhum dano humano. O proprietário dos bovinos só ficou sabendo do caso após chegada no local na manhã dessa terça-feira (07/02).
COMO PROTEGER O GADO DURANTE TEMPESTADE DE RAIOS
1- Não importa o tamanho do seu pasto e da cerca. O ideal é que a cada 100 metros, os arames sejam interrompidos com isolantes. Dessa forma, haverá isolamento da descarga elétrica;
2- Evite que o gado fique todo junto. Com uma descarga elétrica de alto impacto todos poderão morrer nesse caso. Tocar o gado e espalhá-lo de forma segura é garantido;
3- Outra sugestão direta para pequenos e médios produtores: construa um galpão. Se sua região for típica de tempestades, principalmente as torrenciais, é a melhor maneira de resguardar seu gado contra raios. Insira também um para-raio no teto para evitar qualquer possibilidade;
4- As árvores são ótimas para proteção contra o sol. Mas no caso de chuvas, é um grande fator de risco. Assim que o céu der os primeiros sinais de tempestade pelo acúmulo de nuvens, evite que o gado se abrigue embaixo delas.
Fonte: Com informações do Portal oitomeia
Mais notícias
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões