Publicada em 15/03/2023 - 09h57
Por Da Redação
FETAG-PI está preocupada com a falta de interlocução entre INSS e instituições parceiras
Problemática agrava ainda mais o tempo de análise de benefícios concedidos pelo INSS no Piauí.
A FETAG-PI, entidade que representa os agricultores e agricultoras familiares no Piauí, está preocupada com a dificuldade de interlocução do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí entre as instituições parceiras. O problema agrava ainda mais o tempo de análise de benefícios, prolongamento de agendamento para os beneficiários além de outros serviços essenciais para os agricultores e agricultoras.
Após meses de espera, a gerência executiva do INSS no Piauí recentemente tem novo gerente, William do Amaral Machado. A secretária de políticas sociais da FETAG-PI, Maria Barros vem acompanhado a problemática. Para ela é necessário e urgente ampliar o e agilizar o atendimento.
“Desejamos que o novo gerente seja uma pessoa aberta a essa interlocução com as entidades parceiras, e a FETAG-PI é parceira do órgão por meio de termo de cooperação, CONTAG, INSS, Federação junto com seus sindicatos. Muito embora o INSS trabalhe com o seu sistema, mas o sistema do órgão não atende à demanda suficiente”, observa.
“A principal dificuldade que o agricultor está tendo nesse momento é o acesso ao benefício. Ele dá entrada e há muita demora na análise, sem dizer que a análise vem indeferida porque muitas são feitas em outros estados”, frisou a secretária.
Nos últimos anos a análise dos benefícios pelo Instituto se agravou e a fila para atendimento no INSS só cresce. O prazo para liberação dos processos previa em Lei um tempo de 45 dias mais depois aumentou para 90 dias, o que tem sido um desafio para os processos de aposentadorias, salário maternidade a auxílio doença. “Nós temos processos desde novembro de 2022 e até agora não saiu resultado. O trabalhador rural está precisando do seu benefício, o que é um direito. O desafio tem sido o INSS responder com prazo ágil a questão dos nossos benefícios”, esclareceu Maria Barros.
Orientação
A FETAG-PI, por meio da Secretaria de Políticas Sociais junto a suas equipes nos sindicatos nos 224 municípios atua orientando os agricultores (ras), levando esclarecimentos em como solicitar os benefícios. A Federação tem uma equipe de assessoria que ajuda na articulação desta política de direito importante que é a seguridade social.
Fonte: Com informações da FETAG-PI
Mais notícias
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões