Publicada em 17/05/2023 - 11h46
Por Da Redação
Meteorologia indica risco de temporal para todo o Piauí nesta quarta-feira (17); veja a previsão
Segundo o aviso, o risco maior é para parte das cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Maranhão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta de perigo potencial para chuvas intensas, que cobrem quase todo o território do Piauí. Segundo o aviso, o risco maior é para parte das cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Maranhão.
Para essa região sob Alerta Laranja, há o risco de temporal com ventos intensos, de até 100 km/h, e entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia. Por isso, pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas.
O restante do estado está sob Alerta Amarelo, que indica possibilidade de chuvas que podem chegar a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia.
O Inmet instrui que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Maio chuvoso
Em abril, um estudo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) previu que, a partir do mês de maio, seriam registradas elevações de temperaturas e reduções nos volumes chuva e da umidade do solo.
“Ainda teremos chuva em maio, é o momento da pós-estação. Porém essas chuvas reduzem pela metade do valor de abril. A partir daí, começa a transição para a fase seca, que é marcada pela perda da umidade do solo, pela diminuição da cobertura de nuvens e pelo aumento da temperatura do ar”, explicou na época o climatologista Werton Costa.
As chuvas dos últimos dias seriam um efeito desse aumento da temperatura, em choque com uma frente fria que invadiu o continente durante o último final de semana. Ao chegar no Piauí, a frente fria se choca com o ar quente, e desse choque surgem os temporais.
A situação propiciou a forte chuva de domingo (14), que destruiu casas e causou alagamentos em várias regiões de Teresina, principalmente na Zona Sul da capital, e que pode ter sido a maior chuva para o mês em 14 anos. Segundo Werton Costa, há a possibilidade de chuvas fortes durante toda a semana.
"Existe a chance de essa frente fria ser estacionária, ficar no Piauí durante toda a semana. Se ela vai causar chuvas como essa, é uma incerteza matemática. Podemos esperar qualquer coisa, inclusive não chover, e apenas nebulosidade, tempo abagado e garoa", comentou Werton.
Fonte: Com informações do portal G1
Tópicos: chuvas alerta perigo
Mais notícias
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões