Publicada em 17/05/2023 - 11h46
Por Da Redação
Meteorologia indica risco de temporal para todo o Piauí nesta quarta-feira (17); veja a previsão
Segundo o aviso, o risco maior é para parte das cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Maranhão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta de perigo potencial para chuvas intensas, que cobrem quase todo o território do Piauí. Segundo o aviso, o risco maior é para parte das cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Maranhão.
Para essa região sob Alerta Laranja, há o risco de temporal com ventos intensos, de até 100 km/h, e entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia. Por isso, pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas.
O restante do estado está sob Alerta Amarelo, que indica possibilidade de chuvas que podem chegar a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia.
O Inmet instrui que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Maio chuvoso
Em abril, um estudo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) previu que, a partir do mês de maio, seriam registradas elevações de temperaturas e reduções nos volumes chuva e da umidade do solo.
“Ainda teremos chuva em maio, é o momento da pós-estação. Porém essas chuvas reduzem pela metade do valor de abril. A partir daí, começa a transição para a fase seca, que é marcada pela perda da umidade do solo, pela diminuição da cobertura de nuvens e pelo aumento da temperatura do ar”, explicou na época o climatologista Werton Costa.
As chuvas dos últimos dias seriam um efeito desse aumento da temperatura, em choque com uma frente fria que invadiu o continente durante o último final de semana. Ao chegar no Piauí, a frente fria se choca com o ar quente, e desse choque surgem os temporais.
A situação propiciou a forte chuva de domingo (14), que destruiu casas e causou alagamentos em várias regiões de Teresina, principalmente na Zona Sul da capital, e que pode ter sido a maior chuva para o mês em 14 anos. Segundo Werton Costa, há a possibilidade de chuvas fortes durante toda a semana.
"Existe a chance de essa frente fria ser estacionária, ficar no Piauí durante toda a semana. Se ela vai causar chuvas como essa, é uma incerteza matemática. Podemos esperar qualquer coisa, inclusive não chover, e apenas nebulosidade, tempo abagado e garoa", comentou Werton.
Fonte: Com informações do portal G1
Tópicos: chuvas alerta perigo
Mais notícias
-
Defesa dos Municípios | 21/05/2025, 14:51h
Prefeito Pompilím anuncia R$ 2 milhões para a saúde e revitalização de praça em São Miguel do Tapuio
O recurso para a saúde é fruto de articulação política do prefeito Pompilím com o senador Ciro Nogueira.
-
IPTU 2025 | 20/05/2025, 09:19h
IPTU 2025 já está disponível com desconto de 20% e sorteio de prêmios para quem pagar em dia
Os valores arrecadados são destinados a melhorias em infraestrutura, educação, saúde e outros serviços essenciais para o município.
-
Conscientização ambiental | 20/05/2025, 09:17h
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SMT inicia campanha de troca de óleo de cozinha usado por mudas de plantas
O óleo arrecadado será utilizado na produção de sabão ecológico, uma das atividades da Semana do Meio Ambiente.
-
Diálogos pelo Piauí | 20/05/2025, 09:13h
Educação de São M. do Tapuio participou do evento estadual “Diálogos pelo Piauí”
Durante o evento, a equipe da educação do município apresentou a Oficina Exposição Viva, que teve como tema “Eu tenho direito”.