Publicada em 30/05/2023 - 12h52
Por Da Redação
Fibromiálgicos poderão ter carteira de identificação no Piauí
O Projeto de Lei Nº 104/2023, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), tramita na Alepi.
Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o Projeto de Lei Nº 104/2023, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia no Estado (CIPFIBRO).
A fibromialgia é uma doença que provoca, além de dores no corpo, fadigas, alterações no sono, problemas cognitivos e alterações na memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia atinge, principalmente, mulheres (cerca de oito em cada dez), entre 30 anos e 60 anos de idade. A proporção dos casos entre homens e mulheres é de um homem para cada 20 mulheres.
Duas leis de Franzé para fibromiálgicos vigoram no Piauí: Lei 7.944/2023, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Fibromialgia; e Lei 7.628/2021, que obriga o atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados.
“A fibromialgia atinge centenas de pessoas, provoca muita dor e não tem cura. São muitos transtornos e outros impactos negativos na vida humana, social e afetiva dessas pessoas. A Carteira de Identificação é, portanto, uma forma de reduzir esses transtornos, assegurando o atendimento prioritário e evitando constrangimentos”, assinala Franzé.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação
Tópicos: fibromiálgicos, carteira, identificação, piauí
Mais notícias
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões