Publicada em 02/06/2023 - 10h28
Por Da Redação
Adapi prorroga campanha de vacinação contra febre aftosa no estado
Agora, os criadores têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sidapi.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) prorrogou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. Agora, os criadores têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).
A medida foi definida após solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“O motivo principal da nossa solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Portanto, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, disse o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.
O gestor reforçou a importância da cobertura vacinal para o Piauí. “No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.
Além disso, a Adapi alerta que, sem a vacinação, os produtores podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Tópicos: febre aftosa prorrogação prazo
Mais notícias
-
Marcha dos Prefeitos | 22/05/2026, 18:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Comitiva participou de debates sobre fortalecimento financeiro das prefeituras e pautas estratégicas para os municípios brasileiros.
-
ICMS Ecológico | 18/05/2026, 09:18h
São Miguel do Tapuio conquista Selo A do ICMS Ecológico pela 6ª vez consecutiva
Município mantém certificação máxima e segue entre os destaques ambientais do Piauí.
-
Títulos de Cidadão | 18/05/2026, 08:29h
Câmara de São M. do Tapuio entrega Títulos de Cidadão Sãomiguelense em sessão solene
Cerimônia homenageou personalidades reconhecidas por contribuições ao desenvolvimento, à comunicação e ao fortalecimento do município.
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões