Publicada em 06/06/2023 - 11h48
Por Da Redação
Equatorial Piauí reforça dicas de segurança para evitar acidentes domésticos com eletricidade
Ocorrências envolvendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos são as mais frequentes.
Dentro de nossas casas o cuidado com energia elétrica deve ser sempre redobrado, garantindo a segurança de todos que nela moram ou visitam. As residências são lugares de conforto e aconchego familiar, mas para manter esse bem-estar é necessário adotar algumas medidas preventivas importantes.
“A casa da gente é para ser um ambiente harmônico e seguro. Por isso, é fundamental revisar periodicamente as instalações elétricas para perceber algo que esteja fora dos padrões técnicos de segurança. Outro ponto que merece atenção é identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados. Estas situações podem provocar curtos com potencial de gerar incêndios na residência e/ou acidentes graves ou mesmo fatais”, afirma o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos nas áreas residências. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica aponta que ano passado foram registrados em todo o país 182 acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Desse total, 149 tiveram vítimas fatais, correspondendo a 81% dos casos.
Em casas com presença de crianças e pets é essencial reforçar alguns cuidados. “Nessas situações é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso. Sabemos que as crianças gostam de assistir, jogar e interagir por meio do celular, mas é outro ponto que os pais e responsáveis devem ter atenção. Não se deve utilizar celulares enquanto estão sendo carregados por conta do risco de acidentes”, diz João Porfírio.
Confira outras dicas importantes e orientações gerais de segurança
- Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;
- Se tiver crianças em casa não deixe que cheguem perto de cabos de eletrodomésticos;
- Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;
- O uso do chamado “T” ou benjamim e extensões em geral deve ser evitado, uma vez que o hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves ou incêndios;
- Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);
- Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança;
- Jamais instale antenas ou cerca elétrica próximas à rede elétrica;
- Ao realizar reformas e reparos em casa, é fundamental respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Assim, é possível evitar qualquer contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial Piauí orienta que seja desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência, além disso a população deve solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).
Fonte: Com informações da Equatorial-PI
Tópicos: riscos alerta energia acidentes
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões