Publicada em 07/06/2023 - 15h29
Por Da Redação
Sesapi distribui testes rápidos de hanseníase para os municípios
Os testes estão disponíveis para as secretarias municipais de saúde no Lacen.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, iniciou a distribuição aos municípios de testes rápidos de hanseníase indicados para avaliação de contatos de casos confirmados. Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde. No total foram 440 kits.
Os testes estão disponíveis para as secretarias municipais de saúde no Lacen, das 8h às 13h. A supervisão de hanseníase da Sesapi já liberou 109 kits. Para a retirada é necessário uso de caixa térmica ou isopor.
O teste rápido para hanseníase é capaz de determinar de forma qualitativa anticorpos da bactéria mycobacterium lepra. É indicado para avaliação de contatos de casos confirmados de hanseníase, que é toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.
Segundo a coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Eliracema Alves, o teste rápido é apenas para acompanhamento. “O teste não diz que a pessoa vai desenvolver a doença e sim que ela entrou em contato com o bacilo da hanseníase. Assim, a atenção básica tem como filtrar os contatos que estão positivos durante cinco anos”, afirma.
O Piauí registrou, em 2022, 692 novos casos de Hanseníase, sendo que deste total, 22 deles foram em menores de 15 anos de idade.
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria mycobacterium lepra. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI
Tópicos: sesapi, distribuição, testes, hanseníase, municípios
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões