Publicada em 02/08/2023 - 11h47
Por Da Redação
STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de droga para consumo no país
O STF começou a debater o tema em 2015, mas parou após pedido de vista do então ministro Teori Zavascki.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, nesta quarta-feira (2), o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. Inicialmente, o caso havia sido pautado para sessões em maio e junho, mas precisou ser adiado devido ao aparecimento de outros julgamentos, como o do ex-presidente Fernando Collor.
A ação questiona o artigo 28 da Lei de Drogas, que considera crime a compra, guarda ou transporte de drogas para uso pessoal. O STF começou a debater o tema em 2015, mas parou após pedido de vista do então ministro Teori Zavascki. Em 2017, o magistrado morreu em um acidente aéreo e a ação foi repassada ao ministro Alexandre de Moraes.
Como o caso tem repercussão nacional, o que for decidido na Corte impactará todas as ações relacionadas ao tema que tramitam no país. Até o momento, o relator, ministro Gilmar Mendes, votou a favor da descriminalização, bem como os ministros Roberto Barroso e Edson Fachin. Ambos, no entanto, limitaram o voto ao porte de maconha.
Atualmente, apesar de ser considerado crime, o porte de drogas para consumo próprio não resulta em prisão. De acordo com a legislação, os processos correm em juizados especiais criminais e as punições aplicadas envolvem advertência, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas.
Especialistas consultados pelo SBT News avaliam que o período de indecisão é considerado um atraso, uma vez que outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia e México, já modificaram leis relacionadas ao porte de drogas. Os profissionais apontam ainda a necessidade de aperfeiçoar os critérios entre uso e tráfico de drogas.
Fonte: SBT News
Mais notícias
-
Colação de grau | 19/12/2024, 13:50h
Prefeitura realiza colação de grau coletiva da rede estadual e municipal de ensino
O evento reuniu autoridades locais, educadores e familiares para celebrar o sucesso dos concluintes.
-
Proibição de celular | 18/12/2024, 18:21h
Assembleia Legislativa do Piauí aprova lei que proíbe o uso de celulares em salas de aula
De acordo com o Projeto de Lei, assim que sancionada e publicada pelo governador Rafael Fonteles (PT), a lei já entra em vigor.
-
Diplomação | 17/12/2024, 10:21h
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de são Miguel do Tapuio são diplomados
O ato formal de diplomação é o último passo do processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse em 1º de janeiro de 2025.
-
Entrega de medalhas | 16/12/2024, 09:57h
CETI Lima Rebelo celebra conquistas estudantis em solenidade de entrega de medalhas olímpicas
Durante a solenidade, os estudantes foram homenageados pelo empenho e dedicação demonstrados em olimpíadas estudantis.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões