Publicada em 14/08/2023 - 11h38
Por Da Redação
Prefeitura do município de Castelo do Piauí realiza Seminário Municipal do PPAIC
O PPAIC é um Programa de iniciativa do Governo do Estado, implementado em regime de colaboração com os municípios.
A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no último sábado (12), no auditório da SEMED, o Seminário Municipal Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
O Programa que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, visa implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.
O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.
“O seminário teve com objetivo apresentar boas práticas de alfabetização, observação e registro do desenvolvimento da aprendizagem, acolhimento dos estudantes para avaliações e valorização dos professores. No evento tivemos a palestra com tema “Avaliar para Ensinar”, além disso, selecionamos boas práticas para representar nosso município em todas as etapas dos Seminários Regional e Estadual”, destacou a secretária de educação, Idala Soares.
Em busca de contínuo avanço no fortalecimento do PPAIC em Castelo do Piauí, a educação municipal busca articular as experiências e os saberes dos participantes com os conhecimentos científicos adquiridos durante as ações formativas, oportunizando avanços nas práticas educativas na Educação Infantil, no Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar, com vistas a assegurar a alfabetização das crianças na idade certa.
O evento aconteceu no auditório da SEMED, com café da manhã, abertura com apresentação cultural com alunos do CMEI Profª. Maria Aparecida da Silva, fala de autoridades, palestra, apresentação de boas práticas, encerramento e almoço.
Estiveram presentes o prefeito Magno Soares, a secretária de governo, Socorrinha Azevedo, a secretária de educação, Idala Moreira, coordenadores pedagógicos, diretores, professores e toda a equipe da SEMED.





Fonte: Com informações da Ascom/PMC-PI
Tópicos: prefeitura, município, seminário, municipal, PPAIC
Mais notícias
-
Festa das Mães | 10/05/2026, 10:25h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio realiza festa em comemoração ao Dia das Mães
Durante a celebração, foram distribuídos mais de 500 brindes, proporcionando um momento de alegria às famílias presentes.
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões