Publicada em 29/08/2023 - 08h47
Por Da Redação
Bactéria causa morte de bovinos e Adapi recomenda incineração de carcaças
A bactéria conhecida como Clostridium sp tem causado a morte de bovinos na cidade de Picos, no interior do Piauí.
A bactéria conhecida como Clostridium sp tem causado a morte de bovinos na cidade de Picos, no interior do Piauí. A causa da mortandade súbita só foi descoberta após análise da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) que recomendou a incineração das carcaças para evitar que a doença- que pode ser evitada através da vacinação- se alastre.
"É uma toxinfecção provocada pela ingestão de uma toxina e afeta bovinos e várias espécie de animais. Qualquer suspeita, qualquer mortalidade súbita ou anormal em qualquer espécie de animal, o criador deve buscar a Adapi, a Secretaria de Assistência Técnica de Defesa (Sada) para comunicar a ocorrência dessa anormalidade", alerta Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.
Em entrevista à TV Cidade Verde, ele fez ainda um segundo alerta aos criadores de gado para que incineram as carcaças.
"Evitem carcaças de animais mortos em suas propriedades. A orientação é incinerar e enterrar, jamais deixá-las expostas para evitar o consumo de outros animais. O Clostridium, que é uma bactéria, é provocada por esporos que produzem toxinas e podem infectar outros animais, se ingeridas, principalmente em animais com deficiências minerais. É uma intoxicação provocada nos bovinos através do consumo das toxinas de um dos grupos dos clostridium", explica Moura.
A bactéria pode causar doenças como tétano, botulismo, entre outras. O gerente da Adapi reforça a importância da vacinação.
"O criador tem que vacinar o gado contra as clostridioses. O mercado tem uma gama de vacinas e o criador pode buscar essas lojas veterinárias, adquirir a vacina e imunizar seus animais para protegê-los e outras espécies também. Fica a orientação: não deixar carcaças expostas, mineraliizar o rebanho e vacinar anualmente o rebanho. Não é uma vacinação obrigatória, como é a da febre aftosa e da brucelose, mas é importante", reforça Idílio Moura que diz que é rara a contaminação em humanos por meio dos animais.
Fonte: Com informações do Cidadeverde.com
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões