Publicada em 29/08/2023 - 12h18
Por Da Redação
Com queda no FPM, prefeitos alertam sobre colapso e admitem demissões
Gestores de municípios piauienses convocaram uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (29) para anunciar que os cofres públicos estão em colapso.
Gestores de municípios piauienses convocaram uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (29) para anunciar que os cofres públicos estão em colapso. Segundo eles, a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pode refletir em corte de salários, demissão de servidores comissionados e até mesmo daqueles efetivos.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD), falou em nome do grupo e disse que este é o mês limite para os cofres públicos das cidades lidarem com a situação. A preocupação dos prefeitos é com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), cujo limite é de 54% com folha de pagamento.
“Colapso na rede de saúde, demissão em massa, dificuldade no pagamento de folha, porque o gestor se preocupa e se isso ocorrer terá uma diminuição dos custos da máquina, a exemplo do Governo do Estado que já diminuiu a máquina. Os prefeitos também terão que se adequar, até porque somos todos responsáveis e precisamos cumprir a LRF”, disse o prefeito. “Se nada for feito, a partir do próximo mês já haverá cortes principalmente em folhas de pagamento”, alertou.
Os gestores cobram ajuda do Congresso Nacional. O pedido é para que os municípios não sejam retirados do Projeto de Lei (PL) 334/2023, que reduz de 20% para 8% a alíquota da contribuição previdenciária de cidades de até 142,6 mil habitantes, que agora vai para a análise da Câmara.
As outras reivindicações dos prefeitos são:
• PEC n° 45/2019: Reforma Tributária - Imunidade Tributária Plena (Isenção de: ICMS, IR, IPI, PIS/PASEP e COFINS);
• PEC n° 25/2022: Altera o art. 159 da CF para majorar em 1,5% a alíquota para constituição do FPM, passando de 22,5% de IR e IPI para 24% de IR e IPI;
• PLP n° 98/2023: Exclui da LRF o raciocínio do conjunto da despesa com pessoal das empresas prestadoras de serviços terceirizados;
• PL n° 334/2023: Estabelece a redução de alíquota para 8% das contribuições sociais a serem pagas ao RGPS pelos Municípios com menos de 142.633 habitantes;
• Royalties: Rediscussão da divisão dos Royalties, alterando a Lei vigente para enviar os valores para saúde
A queda do FPM para as cidades piauienses foi de 50% em relação aos repasses dos decênios do ano passado. A cidade de Curimatá, por exemplo, que tem cerca de 13 mil habitantes, já perdeu o total de R$ 4 milhões neste ano. O prefeito da cidade, Valdeci Júnior (PP), explicou que já tem adotado medidas para conter gastos.
“Cortamos diárias, combustível, as máquinas também estão paradas e pode faltar medicamentos na cidade. A situação é realmente de um verdadeiro colapso”, acrescentou.
Como reação, a APPM convocou uma manifestação marcada para a quarta-feira (30), a partir das 8h, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. A expectativa é de 200 gestores compareçam.
Fonte: Com informações do cidadeverde.com
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões