Publicada em 31/08/2023 - 09h55
Por Da Redação
Litígio entre Piauí e Ceará deve ser resolvido após mais de 40 anos
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880.
O trabalho de campo para coletar matérias que devem embasar o parecer da perícia técnica que solucionará o litígio entre os estados do Piauí e Ceará foi iniciado na última segunda-feira (28). O impasse já dura mais de 40 anos.
Os trabalhos serão acompanhados por grupos designados por governos estaduais. O governador, Rafael Fonteles nomeou representantes para atuarem nas áreas de análise jurídica, estudos socioeconômicos, históricos e demográficos, e para análise técnico-cartográfica da área. O grupo é subordinado a Procuradoria-Geral do Estado.
METODOLOGIA
A perícia, conforme o general Marcis Gualberto Mendonça Júnior, será dividida em quatro etapas: planejamento; imageamento (geração de imagens georreferenciadas) e coleta de dados; análise de dados históricos; geração de produtos periciais.
No mês de Julho, foi realizada uma reunião com representantes dos estados no mês de julho, o Exército apresentou que serão analisados documentos históricos, leis de criação municipais, mapas e cartas da região, produtos obtidos por sensoriamento remoto (imagens georreferenciadas, modelos digitais de elevação e vetores de hidrografia).
O general, Marcis Gualberto disse ainda que serão levados em consideração as cartas topográficas e mapas históricos, memoriais descritivos, elementos fisiográficos e bacias hidrográficas, dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Participam dos trabalhos o Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG).
Área de litígio entre Piauí e Ceará
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880, quando o Decreto Imperial Nº 3.012, alterou a divisão dos dois estados.
Ao todo, está em jogo o território de 13 municípios (Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús) que podem ter seu território completo ou em parte anexado ao Piauí. A área abrange 245 mil habitantes.
Fonte: Com informações do Portal Az
Tópicos: Litígio Piauí Ceará
Mais notícias
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.
-
Regularização fundiária | 15/04/2026, 17:22h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio lança programa de regularização fundiária e convoca audiência pública
O programa prevê a legalização de mais de 2 mil imóveis que atualmente não possuem documentação.
-
Centro Cultural | 07/04/2026, 17:25h
Prefeito assina ordem de serviço para construção do Centro Cultural
O projeto prevê um investimento superior a R$ 4 milhões e representa um avanço significativo na valorização da cultura local.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões