Publicada em 31/08/2023 - 09h55
Por Da Redação
Litígio entre Piauí e Ceará deve ser resolvido após mais de 40 anos
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880.
O trabalho de campo para coletar matérias que devem embasar o parecer da perícia técnica que solucionará o litígio entre os estados do Piauí e Ceará foi iniciado na última segunda-feira (28). O impasse já dura mais de 40 anos.
Os trabalhos serão acompanhados por grupos designados por governos estaduais. O governador, Rafael Fonteles nomeou representantes para atuarem nas áreas de análise jurídica, estudos socioeconômicos, históricos e demográficos, e para análise técnico-cartográfica da área. O grupo é subordinado a Procuradoria-Geral do Estado.
METODOLOGIA
A perícia, conforme o general Marcis Gualberto Mendonça Júnior, será dividida em quatro etapas: planejamento; imageamento (geração de imagens georreferenciadas) e coleta de dados; análise de dados históricos; geração de produtos periciais.
No mês de Julho, foi realizada uma reunião com representantes dos estados no mês de julho, o Exército apresentou que serão analisados documentos históricos, leis de criação municipais, mapas e cartas da região, produtos obtidos por sensoriamento remoto (imagens georreferenciadas, modelos digitais de elevação e vetores de hidrografia).
O general, Marcis Gualberto disse ainda que serão levados em consideração as cartas topográficas e mapas históricos, memoriais descritivos, elementos fisiográficos e bacias hidrográficas, dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Participam dos trabalhos o Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG).
Área de litígio entre Piauí e Ceará
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880, quando o Decreto Imperial Nº 3.012, alterou a divisão dos dois estados.
Ao todo, está em jogo o território de 13 municípios (Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús) que podem ter seu território completo ou em parte anexado ao Piauí. A área abrange 245 mil habitantes.
Fonte: Com informações do Portal Az
Tópicos: Litígio Piauí Ceará
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões