Publicada em 31/08/2023 - 09h55
Por Da Redação
Litígio entre Piauí e Ceará deve ser resolvido após mais de 40 anos
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880.
O trabalho de campo para coletar matérias que devem embasar o parecer da perícia técnica que solucionará o litígio entre os estados do Piauí e Ceará foi iniciado na última segunda-feira (28). O impasse já dura mais de 40 anos.
Os trabalhos serão acompanhados por grupos designados por governos estaduais. O governador, Rafael Fonteles nomeou representantes para atuarem nas áreas de análise jurídica, estudos socioeconômicos, históricos e demográficos, e para análise técnico-cartográfica da área. O grupo é subordinado a Procuradoria-Geral do Estado.
METODOLOGIA
A perícia, conforme o general Marcis Gualberto Mendonça Júnior, será dividida em quatro etapas: planejamento; imageamento (geração de imagens georreferenciadas) e coleta de dados; análise de dados históricos; geração de produtos periciais.
No mês de Julho, foi realizada uma reunião com representantes dos estados no mês de julho, o Exército apresentou que serão analisados documentos históricos, leis de criação municipais, mapas e cartas da região, produtos obtidos por sensoriamento remoto (imagens georreferenciadas, modelos digitais de elevação e vetores de hidrografia).
O general, Marcis Gualberto disse ainda que serão levados em consideração as cartas topográficas e mapas históricos, memoriais descritivos, elementos fisiográficos e bacias hidrográficas, dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Participam dos trabalhos o Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG).
Área de litígio entre Piauí e Ceará
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880, quando o Decreto Imperial Nº 3.012, alterou a divisão dos dois estados.
Ao todo, está em jogo o território de 13 municípios (Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús) que podem ter seu território completo ou em parte anexado ao Piauí. A área abrange 245 mil habitantes.
Fonte: Com informações do Portal Az
Tópicos: Litígio Piauí Ceará
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões