Publicada em 03/10/2023 - 10h25
Por Da Redação
Piauí será o primeiro estado a incluir Inteligência Artificial no currículo escolar
Ainda no primeiro semestre, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica.
Para lidar com o desenvolvimento crescente da tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem apostando em estimular a capacidade dos estudantes com novos aprendizados e oferecer opções para desenvolver talentos conectados às novas tendências mundiais.
Na última semana do mês de setembro, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha. A plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira da Seduc na implementação da disciplina Inteligência Artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.
"Formar mais talentos competitivos na era da Inteligência Artificial, essa é a meta", segundo o secretário Washington Bandeira. “Estamos trabalhando para que os nossos alunos possam ter contato com essa nova ferramenta por meio dos cursos técnicos ofertados pelo Seduc TEC e para que eles estejam preparados para as novas exigências do mundo do trabalho”, afirmou.
Ainda no primeiro semestre, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica e passou a ofertar o curso técnico de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos. O curso está acontecendo em 133 escolas, com 5.506 estudantes da 1ª série do Ensino Médio matriculados.
“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de Computação em Nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec. Os estudantes da nossa rede farão o módulo de Computação em Nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande Big Tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, explicou o secretário.
Ainda segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, esse foi o pontapé inicial para que se chegue a um projeto maior que é incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais piauienses de ensino médio.
“Estamos trabalhando para que em 2024 as escolas estaduais de Ensino Médio tenham em seu currículo a disciplina de Inteligência Artificial. Essa iniciativa irá colocar o Piauí e o Brasil no cenário dos países que já estão trabalhando essa disciplina no currículo da Educação Básica. Só 11 países fizeram isso até agora e o Brasil será o 12º através dessa iniciativa pioneira do Piauí”, ressaltou.

Fonte: Com informações da Seduc/Piauí
Tópicos: piauí, Estado, inclusão, Inteligência, Artificial, currículo, escolar
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões