Publicada em 16/10/2023 - 10h22
Por Da Redação
Piauí tem alertas de perigo de baixa umidade para 189 municípios e ventos costeiros no litoral
A previsão para cidades piauienses é que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20%.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no último domingo (15), três novos alertas para cidades do Piauí. Além da baixa umidade do ar em quase todo o estado, o órgão informou o perigo potencial de ventos costeiros no litoral.
A previsão para 189 cidades piauienses é que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20%. O nível de umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve variar entre 50% e 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A situação é mais crítica nos municípios de Avelino Lopes, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Riacho Frio e Sebastião Barros, onde o índice de umidade do ar pode chegar aos 12%.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:
• Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
• Sangramento pelo nariz;
• Ressecamento da pele;
• Irritação dos olhos;
• Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
• Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
• Neste sentido, a orientação é que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, faça uso de hidratante para a pele e umidifique o ambiente.
Cuidados a serem tomados:
• Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
• Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
• Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
• Consumir água à vontade.
Já para as cidades de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, na região do litoral, o Inmet mantém o alerta para ventos costeiros que podem ocasionar a movimentação de dunas sobre construções na orla.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Tópicos: piauí alertas perigo umidade municípios ventos costeiros litoral
Mais notícias
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
-
Esporte valorizado | 29/09/2025, 10:53h
Corrida de Rua marca programação nos festejos de São Miguel do Tapuio
Evento reuniu atletas de todas as idades e contou com apoio de parceiros para incentivar a prática esportiva no município.
-
Defesa Civil | 24/09/2025, 14:06h
Câmara aprova criação da Coordenação Municipal de Defesa Civil em São M. do Tapuio
Novo órgão vai planejar e coordenar ações de prevenção e resposta a desastres naturais ou provocados pelo homem.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões