Publicada em 24/10/2023 - 09h16
Por Da Redação
Interpi arrecada mais de 1 milhão de hectares de terras devolutas no estado
As terras foram arrecadadas e estão aguardando a criação de matrículas por parte dos cartórios do estado do Piauí.
O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) alcançou um marco significativo ao arrecadar uma impressionante extensão de 1.509.535,117 hectares de terras devolutas no estado. Essa conquista representa um avanço notável na gestão e regularização fundiária, promovendo desenvolvimento econômico e social para as comunidades piauienses.
"Esta é uma conquista que reflete o empenho incansável da equipe e a dedicação do Interpi em resolver questões fundiárias cruciais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Essas áreas devolutas representam uma oportunidade única para promovermos a justiça social e econômica em diversas regiões do Piauí", defende o diretor de patrimônio do Interpi, Rhubens Ribeiro.
A regularização dessas áreas oferece a possibilidade de legalizar terras para agricultores familiares, promovendo segurança jurídica e estimulando investimentos produtivos. Além disso, a arrecadação de terras devolutas também contribui para a preservação ambiental, possibilitando o controle e a gestão adequada dessas áreas.
O diretor geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, enfatizou a importância desse marco. "Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social por meio da regularização fundiária. Essa arrecadação de terras devolutas representa um avanço significativo na nossa missão de garantir o acesso à terra para todos os piauienses".
Terras Devolutas
Terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse.
Fonte: Com informações da assessoria do Interpi
Mais notícias
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões