Publicada em 08/11/2023 - 09h12
Por Da Redação
Seduc inicia formação para estudantes e produtores de mel em São Miguel do Tapuio
O curso acontece no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Cônego Cardoso, entre os dias 7 e 10 de novembro.
Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva de mel no Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o curso piloto de apicultura dentro do projeto “Piauí, Doce Mel”. O curso acontece no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Cônego Cardoso, entre os dias 7 e 10 de novembro, para estudantes e os produtores locais do município de São Miguel do Tapuio.
Realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que apoia a apicultura no Piauí, o curso tem como público-alvo cerca de 30 participantes entre estudantes do centro profissional rural e membros da Comunidade Quilombola Macacos, localizada no município de São Miguel do Tapuio, e que trabalham na criação racional de abelhas africanizadas.
Segundo o Prof. Dr. Fábio Adriano S. e Silva, professor em Educação Profissional, os estudantes estarão aptos a utilizar os manejos adequados, e dessa forma, possam atingir boas produtividade de mel. “O ganho da formação para os apicultores locais é o conhecimento, pois os alunos terão condições de atuar nessa atividade envolvendo diversos benefícios nas áreas ambientais, sociais e econômica, com a melhoria da qualidade de vida, através da venda do mel, por exemplo. Ao término do curso os alunos estarão aptos a utilizar os manejos adequados e, dessa forma, possam atingir boas produtividade de mel”, informou o professor Fábio.
Com carga horária de 40 horas, teórica e prática, os formadores desenvolvem as técnicas de introdução à apicultura, materiais usados da apicultura, instalação de apiários, povoamento de colmeias, manejo básico, alimentação de abelhas, produtos da colmeia, doenças e pragas em abelhas, manejo de manutenção e produção e viabilidade financeira.
A formação de apicultura, organizada como piloto pela Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUEPTEJA/SEDUC), faz parte do plano de ação da Seduc para a capacitação e formação técnica da cadeia produtiva de mel no estado.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância das formações para qualificar a produção de mel no estado. “A qualificação dos produtores locais, dentro do projeto Piauí Doce Mel, é um importante passo para impulsionar o estado. Estamos executando este projeto piloto com o objetivo de qualificar 5 mil pequenos produtores ao longo dos quatro anos para estimular a produção de mel”, pontuou Washington Bandeira.
Fonte: Com informações da Seduc/PI
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões