Publicada em 04/12/2023 - 08h15
Por Da Redação
Cajuína é eleita terceira pior bebida do Brasil por guia dos Estados Unidos
A competição, que contou com a participação de 5.319 pessoas, revelou a opinião dos votantes sobre as bebidas e comidas nacionais.
A cajuína, bebida típica do estado do Piauí, foi eleita a terceira pior bebida do Brasil em uma votação online promovida pelo guia gastronômico TasteAtlas, dos Estados Unidos. A competição, que contou com a participação de 5.319 pessoas, revelou a opinião dos votantes sobre as bebidas e comidas nacionais. O resultado foi divulgado ontem (01).
A pesquisa se baseia nas classificações do público da plataforma, onde as avaliações dos moradores locais não são aceitas, dando valor adicional às classificações do público especializado em bebida.
A cajuína, conhecida por sua cor amarela clara e sabor adocicado, é uma bebida amplamente consumida no Piauí e considerada um símbolo da cultura local. No entanto, a votação realizada pelo TasteAtlas trouxe um resultado que pode ser considerado surpreendente para alguns.
Embora a cajuína seja apreciada pelos piauienses e considerada uma iguaria regional, a bebida doce ficou atrás de duas outras opções na lista de preferências dos leitores do site. A catuaba, também consumida no Piauí, foi eleita a pior bebida do país. Em segundo lugar, ficou a cachaça – tipicamente brasileira.
Mais sobre a cajuína
A cajuína é uma bebida não alcoólica feita a partir do suco do caju, fruta muito comum no Nordeste brasileiro, principalmente no Piauí, Maranhão e Ceará. No processo de produção, o suco do caju é clarificado, envasado em garrafas de vidro e depois passa por um rápido cozimento, também conhecido como ‘Banho Maria’ – até ficar com a cor amarelada. O estado do Piauí é o maior produtor da bebida no Brasil.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Mais notícias
-
Luto | 10/09/2026, 08:03h
Morre aos 65 anos o vereador e secretário de São Miguel do Tapuio, Paiva Júnior
Parlamentar estava licenciado do cargo de vereador e atuava como secretário municipal de Administração.
-
Neto Saraiva | 30/08/2026, 09:40h
Unidade Escolar Manoel Evaristo de Paiva recebe artista Neto Saraiva em apresentação do projeto “Heróis dos Carnaubais”
Encontro reuniu estudantes em uma manhã de arte, cultura e valorização da identidade regional.
-
Dia dos pais | 23/08/2026, 21:31h
Prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio realiza festa em homenagem aos pais
Evento aconteceu na última quinta-feira (20) e reuniu pais do município em uma noite de homenagens, apresentações, brindes e sorteios.
-
Ato público | 20/08/2026, 13:18h
São M. do Tapuio realiza ato público em apoio às ações de proteção e valorização das mulheres
Programação reuniu autoridades, servidores e moradores em uma noite de informação, cultura, esporte e lazer.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões