Publicada em 04/12/2023 - 10h18
Por Da Redação
Escola Dona Rosaura realiza programação alusiva ao Dia da Consciência Negra
O objetivo da programação é conscientizar os alunos e de modo geral a população, sobre a importância da valorização da cultura africana.
A Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto, pertencente a Rede estadual de Ensino na cidade de São Miguel do Tapuio, realizou na última quinta-feira, 30 de novembro, uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente no dia 20 de novembro.
O objetivo da programação é conscientizar os alunos e de modo geral a população, sobre a importância da valorização da cultura africana e combate ao preconceito racial, que ainda existe nos dias atuais.
A programação iniciou por volta das 14h, com um trabalho de pesquisa sobre personalidades negras que marcaram a história mundial, que teve como responsável a aluna Julia, que estuda no 2° ano “A” turno manhã. Em seguida, aconteceu apresentação teatral sobre Dominação e Resistência Negra, organizado pelos alunos do 2° ano “B”, turno manhã.
Durante o evento, foi apresentado também um documentário sobre o Movimento Negro, organizado também por alunos do 2° ano “B”, turno manhã, com a temática: Religiosidade de Matriz Africana, organizado pelos alunos Monique, Neidy, Luzia Luzinária, Mariana, Ana Carolina e Maria Kailane, do turno tarde.
A programação finalizou com uma apresentação musical dos alunos seguido do desfile- beleza negra do Dona Rosaura. Durante as apresentações, alguns alunos exibiram pinturas no corpo retratando a cultura afro-brasileira.












Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Mais notícias
-
Destaque no Seduckathon | 07/03/2026, 09:16h
Estudantes de São M. do Tapuio participam de imersão acadêmica no Rio de Janeiro
Grupo do CETI Dona Rosaura participou de curso no IMPA Tech e visitou importantes centros tecnológicos, científicos e culturais da capital fluminense.
-
Reforço Social | 03/03/2026, 07:46h
São Miguel do Tapuio recebe van para reforçar Assistência Social
O veículo do MobSUAS foi entregue em solenidade realizada no estacionamento da Alepi, em Teresina.
-
Festa confirmada | 02/03/2026, 12:03h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações musicais do aniversário do município
Cidade completa 88 anos no dia 25 de março e terá shows no dia 26, além de programação institucional.
-
Reurbanização | 26/02/2026, 11:31h
Prefeito Pompilím anuncia reurbanização da Avenida Major Gonçalves Araújo
Projeto vai transformar via que liga o Centro ao bairro de Fátima, com ciclofaixa, pista de cooper e nova iluminação em LED.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões