Publicada em 18/12/2023 - 10h22
Por Da Redação
TJ-PI e UESPI lançam projeto de promoção e atenção à saúde mental no trabalho
O Termo de Parceria para a execução do programa será assinado entre as duas instituições e contará com o apoio da FAPEPI.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançam na próxima segunda-feira (18), às 11h, o projeto “Se cuida”, que irá desenvolver ações permanentes de educação, promoção da saúde, prevenção de agravos, atenção à saúde mental e monitoramento, no âmbito laboral do TJ-PI. O Termo de Parceria para a execução do programa será assinado entre as duas instituições e contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, explica que as atividades estão programadas para iniciar em janeiro de 2024, primeiramente, no TJ-PI, às terças e quintas-feiras. As atividades reúnem cuidados com o corpo e a mente de todos os trabalhadores que irão participar dos momentos. Além das atividades físicas, educativas e de sensibilização, será utilizada uma plataforma de IA que auxiliará no processo, viabilizando um desempenho seguro e baseado em ciência.
De acordo com o Coordenador do projeto, professor Vinicius Oliveira, do curso de Medicina da UESPI, que também coordena o grupo de pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade (MASS), que idealizou a plataforma “Se cuida”, as ações são desenvolvidas por professores e alunos que fazem parte do MASS e por voluntários que se disponibilizaram. “Hoje, temos um grupo de 30 alunos para além dos 7 bolsistas e professores atuantes, sendo que os integrantes fazem parte do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia”.
CONHEÇA O PROJETO
A plataforma de saúde “Se Cuida” visa contemplar a disponibilização de estratégias dinâmicas de promoção e prevenção de problemas psicossociais, além do desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento das variações de humor e avaliação da saúde mental.
A criação de uma plataforma que possa monitorar o estado psicoemocional de magistrados e servidores do Poder Judiciário pode possibilitar promoção à saúde e prevenção de doenças em tempo hábil. A ideia é trabalhar as pessoas antes que estas desenvolvam doenças ou agravos em função de stress no trabalho, como também por conta da falta de conscientização e atenção à saúde psicológica.
As ações promovidas pelos membros, juntamente com a implementação da plataforma, pode viabilizar um impacto significativo nos índices de satisfação dos magistrados e servidores do TJ-PI, pois o projeto viabiliza, entre outros, a utilização otimizada de ferramentas de acompanhamento da saúde mental, a realização de intervenções práticas e dinâmicas no processo de cuidado e, ainda, contribui para o combate aos estigmas sociais associados aos transtornos psicoemocionais e para a valorização da vida.
SERVIÇO
– Lançamento do projeto “Se cuida”
– Data: 18/12
– Hora: 11h
– Local: Tribunal de Justiça do Piauí
Avenida Padre Humberto Pietrogrande, 3509, São Raimundo
Fonte: Com informações da Ascom/TJ-PI
Mais notícias
-
Reunião institucional | 13/01/2026, 11:39h
Pompílio Evaristo Cardoso Filho participa de reunião com assessor do Governo do Estado do Piauí
Encontro teve como objetivo discutiu ações e projetos voltados ao fortalecimento dos municípios piauienses.
-
Ordem de Serviço | 13/01/2026, 10:41h
Pompilím assina Ordem de Serviço para obra em escola da zona urbana do município
Durante a fala, Pompilím também adiantou que novas ordens de serviço deverão ser assinadas em breve, contemplando outras escolas.
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões