Publicada em 12/01/2024 - 08h50
Por Da Redação
Lei exige assinatura física em empréstimos online para idosos no Piauí
A instituição financeira que descumprir a lei estará sujeita a penalidades, com multa que pode variar de 400 a 800.
Uma lei sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), estabelece, em âmbito estadual, a exigência de assinatura física em contratos de empréstimos bancários para pessoas idosas firmados por meio eletrônico ou telefônico. O dispositivo legal, sancionado na segunda-feira (8), é de autoria do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
“Fica obrigado, no estado do Piauí, a assinatura física ou a adoção de procedimento de segurança em contratos de empréstimo bancário consignado firmado por pessoas idosas por meio eletrônico ou telefônico com instituições financeiras e de crédito, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil, seus representantes ou prepostos”, consta no texto
São considerados contrato de operação de crédito todo e qualquer tipo de contrato, serviços ou produtos na modalidade de consignação para desconto em aposentadorias, pensões, pecúlios, poupanças, contas correntes, tais como empréstimos, financiamentos, arrendamentos, hipotecas, seguros, aplicações financeiras, investimentos, ou qualquer outro tipo de operação que possua natureza de crédito.
Como alternativa para a assinatura física, poderá ser efetuado procedimento de segurança que assegure a correta identificação do contratante, como senha, biometria, geolocalização, registro fotográfico, confirmação positiva de dados ou qualquer outro tipo de tecnologia capaz de garantir a legitimidade da contratação do empréstimo.
“A instituição financeira e de crédito contratada deve fornecer cópia do contrato firmado ao idoso contratante, podendo ser via e-mail ou outro meio que possibilite a impressão, sob pena de nulidade do compromisso”, diz outro trecho da lei.
Fiscalização
A fiscalização dos empréstimos será realizada pelos órgãos conveniados com a Secretaria de Defesa do Consumidor.
Penalidade em caso de descumprimento
A instituição financeira que descumprir a lei estará sujeita a penalidades, com multa que pode variar de 400 a 800 UFR-PI (Unidade Fiscal de Referência do Piauí). Os valores arrecadados com as multas serão revertidos para o fundo Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos do Piauí.
Fonte: Com informações do GP1
Tópicos: lei assinatura física procedimento segurança contratação empréstimo piauí
Mais notícias
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões