Publicada em 18/01/2024 - 09h12
Por Da Redação
Presidente da Alepi quer levar laboratórios de robótica para periferias
O projeto vai contemplar comunidades da periferia de Teresina e o interior do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), se reuniu, na última quarta-feira (17), com Gildário Lima, fundador da Tron Ensino de Robótica Educativa, para discutir a implantação de método de ensino de robótica educativa para crianças, jovens e adultos no Estado.
A ideia tratada na reunião é de, através de parceria com o Legislativo estadual e o Instituto Expande, implantar no Piauí laboratórios de tecnologia criativa colaborativa baseada na interdisciplinaridade com a robótica e a tecnologia voltada ao ensino, alcançando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O projeto Expande, desenvolvido pela Tron, visa à inclusão tecnológica através de cursos e imersões em áreas como Inteligência Artificial, Programação, Movement Maker, Impressão 3D, Empreendedorismo Criativo e Astronomia. O projeto vai contemplar comunidades da periferia de Teresina e o interior do Estado.
“Nossa parceria vai ter um impacto importante, tanto na área da tecnologia, como na área social, visando à inclusão de crianças, adolescente e jovens, principalmente os mais pobres, colocando-os em contato com as inovações tecnológicas e abrindo espaços de mercado”, pontua Franzé Silva.
Na visão de Gilário Lima, “o Piauí tem muito potencial em várias áreas, especialmente na educação. Precisamos levar nossa experiência em educação para todo o país. Com o Instituto Expande, por meio da educação e ação social, queremos transformar a vida de muitas crianças e jovens, por meio da educação”.
Fonte: Com informações da Ascom
Tópicos: presidente, ALEPI, laboratórios, robótica, periferias
Mais notícias
-
Na zona rural | 22/03/2026, 14:22h
Inaugurações marcam início das comemorações dos 88 anos de São Miguel do Tapuio
Com um feito histórico, prefeito Pompílio Filho se torna o primeiro gestor de São Miguel do Tapuio a levar asfalto para a zona rural do município.
-
Emancipação política | 17/03/2026, 12:28h
Prefeitura divulga programação dos 88 anos de emancipação política do município
A programação reúne uma série de atividades institucionais, inaugurações de obras e eventos religiosos e culturais.
-
Ato Público | 16/03/2026, 14:20h
Grande Ato Público das Mulheres marca programação do “Março das Mulheres” em São M. do Tapuio
Evento realizado pela Prefeitura reuniu serviços, atividades culturais, música ao vivo e sorteio de brindes.
-
Destaque no Seduckathon | 07/03/2026, 09:16h
Estudantes de São M. do Tapuio participam de imersão acadêmica no Rio de Janeiro
Grupo do CETI Dona Rosaura participou de curso no IMPA Tech e visitou importantes centros tecnológicos, científicos e culturais da capital fluminense.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões