Publicada em 29/01/2024 - 08h16
Por Da Redação
Piauí lidera resgate de trabalhadores no Nordeste e lança Plano de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo
Plano tem como meta trabalhar medidas preventivas, repressivas, de políticas públicas e ações interestaduais de combate ao trabalho escravo.
O estado do Piauí lidera na região Nordeste, pelo 2º ano consecutivo, o resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão. Em 2023, foram 159 resgates, apresentando uma redução de 8,8% em relação ao ano anterior, quando 180 trabalhadores piauienses foram encontrados em condições análogas à escravidão. Em todo o Brasil foram resgatados 3.190 trabalhadores em situação de trabalho análogo à escravidão, sendo 552 apenas na região Nordeste.
O Piauí ainda ocupa o quinto lugar no Brasil, de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). Os outros estados que mais realizaram resgates foram Goiás (739), Minas Gerais (651), São Paulo (392) e Rio Grande do Sul (334). Os dados foram divulgados às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que ocorreu no domingo (28).
Os resgates dos trabalhadores que são submetidos a condições degradantes e jornadas exaustivas é realizado pelas equipes do Grupo Móvel de Fiscalização, composto pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e outras instituições, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.
A fim de reforçar o combate ao trabalho análogo à escravidão no Piauí, o Governo do Estado também atua, por meio do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo do Piauí, ligado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que está intensificando as ações para garantir o bem-estar destes trabalhadores.
Tanto que na primeira quinzena de março será lançado o Plano de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas no Piauí, que tem como meta trabalhar medidas preventivas, repressivas, de políticas públicas e ações interestaduais de combate ao trabalho escravo.
Segundo a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Superintendência de Igualdade Racial e dos Povos originários da Sasc, Ana Cristina Martins, a secretaria ainda realiza treinamentos de prevenção ao trabalho escravo nos municípios. "A Sasc tem criado redes de atendimento às pessoas vítimas de trabalho análogo à escravidão, de modo que são realizados atendimentos diretos aos trabalhadores e suas famílias atingidos por esta grave violação, bem como é feito o direcionamento à programas sociais e de qualificação profissional", destaca a coordenadora.
Fonte: Com informações da Sasc/PI
Tópicos: piauí resgate trabalhadores Nordeste plano erradicação prevenção Trabalho Escravo
Mais notícias
-
Títulos de cidadania | 02/12/2024, 08:18h
Câmara de São Miguel do Tapuio concede títulos de cidadania a 21 personalidades
O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito em exercício Julieta, vereadores e convidados ilustres.
-
Noite histórica | 23/11/2024, 15:33h
Ceti Dona Rosaura entrega 178 medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Conhecimento
Foram 31 medalhas de ouro, 38 de prata, 92 de bronze, 15 medalhas no programa Futuro Cientista e 2 medalhas dos Jogos da Juventude.
-
Presidente da Câmara assume | 23/11/2024, 08:15h
Prefeito do município de São Miguel do Tapuio anuncia licença temporária do cargo
Durante o período, o cargo de chefe do Executivo municipal será assumido interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
-
baixa umidade | 22/11/2024, 08:21h
Baixa umidade: 134 municípios do Piauí entram em alerta amarelo; veja a lista
A previsão indica que a umidade relativa do ar pode oscilar entre 20% e 30%, para as regiões sudoeste, centro-norte, norte e sudeste piauiense
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões