Publicada em 10/02/2024 - 10h14
Por Da Redação
INMET emite alerta de chuvas para todo o Piauí até domingo (11)
Na região dos cerrados, no Sul do Piauí, o alerta é de perigo, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã da última sexta-feira (9) um alerta de chuvas intensas para todo o território do Piauí até domingo (11)
Na região dos cerrados, no Sul do Piauí, o alerta é de perigo, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 100 km/h. O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já nas porções centro norte e sudeste do território piauiense, o alerta é de perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar a até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica e queda de galhos também existe, mas em menor grau do que na região Sul.
A climatologista da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Sara Cardoso, alerta que as chuvas deverão permanecer até o próximo domingo, dia 11.
"Estamos sob alerta amarelo em todo o território piauiense até o dia 11 em virtude da possibilidade da ocorrência de chuvas que podem ultrapassar os 10 milímetros, também temos a possibilidade de ocorrência de raios e alterações ventosas", relatou.
O alerta do INMET também aponta que os municípios que fazem fronteira com o Maranhão e outros da região centro norte do Piauí podem ter acumulados de chuva que ultrapasse os 55 milímetros.
"A previsão é que possam ter eventos críticos por conta da possibilidade de acumulados que superem os 55 mm até o dia 15, o que pode ocorrer nos municípios que fazem fronteiro com o Maranhão, o que também pode ocorrer na região Sudeste e porção Norte do Piauí", citou.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Tópicos: alerta chuva piauí
Mais notícias
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.
-
Regularização fundiária | 15/04/2026, 17:22h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio lança programa de regularização fundiária e convoca audiência pública
O programa prevê a legalização de mais de 2 mil imóveis que atualmente não possuem documentação.
-
Centro Cultural | 07/04/2026, 17:25h
Prefeito assina ordem de serviço para construção do Centro Cultural
O projeto prevê um investimento superior a R$ 4 milhões e representa um avanço significativo na valorização da cultura local.
-
Infraestrutura | 29/03/2026, 09:25h
Prefeito Pompílio Filho inaugura reconstrução da Praça Coronel Manoel Evaristo de Paiva
Localizada em um ponto estratégico, a praça passa a ser um novo cartão-postal do município, valorizando ainda mais o centro urbano.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões