Publicada em 13/02/2024 - 09h24
Por Da Redação
Agronegócio e energias renováveis fazem disparar PIB de municípios do Piauí
Atividades econômicas também impactam positivamente na geração de empregos dessas regiões.
Nos últimos 20 anos, a principal atividade de econômica de vários municípios do Piauí migrou para o agronegócio ou indústria, trazendo desenvolvimento mais rápido a regiões que antes tinham baixos índices de desenvolvimento. Graças ao crescimento da produção de soja e de milho, e da chegada de parques de energias renováveis, a realidade dessas cidades agora é outra.
Estudo da Secretaria do Planejamento (Seplan), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, além da mudança de atividade, o PIB desses municípios cresceu muito acima da média dos demais, principalmente nos últimos cinco anos. Como consequência, essas cidades foram campeãs na geração de empregos.
O município de Queimada Nova, por exemplo, localizado no sertão do Piauí, a 518 km de Teresina, teve um desempenho impressionante: entre 2020 e 2021, o PIB mais que dobrou, passando de R$ 119 milhões para R$ 253 milhões – alta de 111%. Isso graças à instalação do Parque Lagoa dos Ventos, maior complexo eólico da América do Sul.
Além de Queimada Nova, o crescimento do PIB dos municípios de Dom Inocêncio (71,1%), Simões (52,5%), Lagoa do Barro (52,1%) e Ilha Grande (49,6%) está relacionado, principalmente, ao avanço dos empreendimentos de energias renováveis (eólica e solar).

Projeto de energia solar em São João do Piauí (Foto: Celeo Redes Brasil)
O levantamento do IBGE mostra que, dos 10 municípios piauienses que mais registraram crescimento no PIB, entre 2020 e 2021, o carro-chefe de suas economias é energia renovável ou o agronegócio.

Na geração de empregos, os municípios ligados ao agronegócio estão entre os que mais criam oportunidades de trabalho. De janeiro a novembro de 2023, Ribeiro Gonçalves, cuja economia e voltada para a produção de soja e milho, foi o quarto que mais gerou empregos, com um saldo positivo de 1.252 vagas. Ele ficou à frente de cidades bem maiores, como Floriano, Picos, União e Altos.

Assim como Ribeiro Gonçalves, os municípios localizados no cerrado piauiense, bioma onde está concentrada a produção agrícola de soja e milho, foram os maiores gerados de empregos entre 2020 e 2021. Eles englobam principalmente dois territórios de desenvolvimento: Tabuleiro do Alto Parnaíba e Chapa das Mangabeiras.

Dos 12 territórios do Piauí, de janeiro a novembro de 2023, o Tabuleiro do Alto Parnaíba gerou um saldo positivo de 3.182 vagas, e o Chapadas das Mangabeiras, 826 ocupações. Ficaram atrás apenas dos territórios Entre Rios, Cocais e Planície Litorânea. Porém, esses três últimos abarcam os municípios mais populosos do estado, como Teresina, Parnaíba e Piripiri. Já Tabuleiro e Chapada englobam municípios menos populosos. Proporcionalmente, portanto, os dois últimos territórios empregaram mais.

Fonte: Com informações da Ascom/PI
Tópicos: agronegócio, energias renováveis, pib, municípios, piauí
Mais notícias
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal
-
Colação de grau coletiva | 21/12/2025, 10:45h
São Miguel do Tapuio celebra formatura de 117 alunos da rede municipal e estadual
A cerimônia aconteceu no Clube Municipal e reuniu familiares, educadores e diversas autoridades locais e regionais.
-
Concurso público | 19/12/2025, 15:57h
Governador do Piauí autoriza concurso público unificado com 200 vagas para secretarias do Estado
Certame vai ofertar oportunidades em diversas áreas estratégicas da administração estadual, com 100 vagas para convocação imediata.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões