Publicada em 16/02/2024 - 08h52
Por Da Redação
Piauí pode receber chuvas intensas dos dias 16 a 20, segundo boletim da Semarh
Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), publicou, na quinta-feira (15), um boletim apontando a possibilidade de ocorrência de chuvas com maior regularidade e intensidade no território piauiense no período de 16 a 20 de fevereiro.
De acordo com o boletim, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores que contribuem para deixar o tempo instável e com a ocorrência de pancadas de chuva em todo o Piauí: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do Oeste. Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm.
No comunicado, a Semarh alerta ainda para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu aviso, a secretaria instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.

Fonte: Com informações da CCOM
Tópicos: piauí chuvas boletim Semarh
Mais notícias
-
Acolhimento e Cuidado | 03/11/2026, 10:10h
Pax União promove ação especial no Dia de Finados
Empresa ofereceu café da manhã e aferição de pressão arterial às famílias que visitaram os cemitérios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
-
Missão Internacional | 03/11/2026, 09:57h
Presidente da APPM, Pompilim participa de missão internacional na China
Presidente da APPM busca oportunidades de investimentos, tecnologia e desenvolvimento para os municípios piauienses.
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões