Publicada em 16/02/2024 - 08h52
Por Da Redação
Piauí pode receber chuvas intensas dos dias 16 a 20, segundo boletim da Semarh
Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), publicou, na quinta-feira (15), um boletim apontando a possibilidade de ocorrência de chuvas com maior regularidade e intensidade no território piauiense no período de 16 a 20 de fevereiro.
De acordo com o boletim, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores que contribuem para deixar o tempo instável e com a ocorrência de pancadas de chuva em todo o Piauí: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do Oeste. Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm.
No comunicado, a Semarh alerta ainda para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu aviso, a secretaria instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.

Fonte: Com informações da CCOM
Tópicos: piauí chuvas boletim Semarh
Mais notícias
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.
-
Regularização fundiária | 15/04/2026, 17:22h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio lança programa de regularização fundiária e convoca audiência pública
O programa prevê a legalização de mais de 2 mil imóveis que atualmente não possuem documentação.
-
Centro Cultural | 07/04/2026, 17:25h
Prefeito assina ordem de serviço para construção do Centro Cultural
O projeto prevê um investimento superior a R$ 4 milhões e representa um avanço significativo na valorização da cultura local.
-
Infraestrutura | 29/03/2026, 09:25h
Prefeito Pompílio Filho inaugura reconstrução da Praça Coronel Manoel Evaristo de Paiva
Localizada em um ponto estratégico, a praça passa a ser um novo cartão-postal do município, valorizando ainda mais o centro urbano.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões