Publicada em 07/03/2024 - 08h23
Por Da Redação
CCJ aprova jornada de trabalho suplementar para professores estaduais
O projeto de Lei visa instituir jornada suplementar de trabalho para os professores, em caráter voluntário e temporário.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (05), o Projeto de Lei Ordinária do Governo 04/24, que prevê alterações no Estatuto e no Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí. Relatada pelo deputado Henrique Pires (MDB), a matéria visa instituir jornada suplementar de trabalho para os professores, em caráter voluntário e temporário.
A proposição limita a carga suplementar semanal, além do valor da hora prestada a título de jornada suplementar, de forma que a soma da jornada regular com a suplementar não poderá superar 34 horas semanais. O valor da hora suplementar será equivalente à hora recebida pelo professor em sua jornada regular.
De acordo com a Mensagem do Executivo, a medida visa soluçar o problema relativo à falta de disponibilidade docente para ministrar os componentes curriculares cuja carga horária exigida não justifique a contratação de jornada mínima de 20 horas. A situação é identificada, sobretudo, em municípios onde há somente um estabelecimento educacional.
“Além de viabilizar a racionalização do quadro de pessoal, evitando-se carga horária excessiva e/ou carência de horas-aula, a adoção da jornada suplementar de trabalho representa alternativa mais econômica à Administração Pública Estadual”, destaca o governador Rafael Fonteles.
O texto também explicita que exercício temporário de jornada suplementar não será considerado elevação da jornada regular e não sofrerá incidência de contribuição previdenciária, portanto, não será levado em conta para fins de aposentadoria. A matéria segue para apreciação da Comissão de Administração Pública e Política Social.
Outras proposições – Outros dois projetos aprovados pela CCJ e que seguem para a Comissão de Administração são o Projeto de Lei do Governo 03/24, que trata do cumprimento da ação que declarou a inconstitucionalidade dos dispositivos referentes ao cargo de procurador autárquico constantes na legislação estadual; e o Projeto de Lei do Ministério Público 01/24, que reajusta a remuneração dos servidores do órgão.
Fauna – O Governo do Estado também recebeu a aprovação da CCJ em relação ao Projeto de Lei 07/24, que dispõe sobre a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e aos Animais Domésticos do Piauí. A matéria segue para a Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente.
Fonte: Com informações da Ascom/Alepi
Tópicos: ccj, jornada, trabalho, suplementar, professores
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões