Publicada em 07/03/2024 - 08h43
Por Da Redação
Após retornar ao cargo, prefeito de cidade do Piauí promove exoneração em massa de comissionados
Com a determinação do gestor, alguns serviços municipais não abriram as portas, gerando reclamação por parte dos moradores da cidade.
Após reassumir o mandato na última sexta-feira (1º), o prefeito do município de Dom Expedito Lopes, no Sul do Piauí, Valmir Barbosa de Araújo, exonerou todos os servidores que ocupavam cargos comissionados na administração direta e indireta do executivo municipal.
Com a determinação do gestor, alguns serviços municipais não abriram as portas nesta semana. Sem os funcionários, escolas da Prefeitura estão sem aulas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem atendimentos. A decisão gerou reclamação por parte dos moradores da cidade.
Conforme o secretário-geral de administração do município, Gilvan Ramos, a medida tem como intenção revisar todos os contratos firmados no período em que a vereadora Maria Renata Alves de Sousa assumiu a prefeitura.
“Com esse decreto, aulas e o atendimento em unidades de saúde da rede municipal foram temporariamente interrompidos. A previsão é de que esse serviço seja normalizado a partir desta quarta-feira (6)”, informou o secretário.
Em relação à suspensão das aulas, a secretária de educação de Dom Expedito Lopes, Jucineide Lopes, explicou que a pausa nas aulas é necessária para reorganização da pasta.
“No dia 8 de fevereiro, fui exonerada do meu cargo. Retornando agora, tivemos que dar uma pausa para verificarmos como estavam as nossas escolas. Colhendo os dados, percebemos que havia a necessidade desse recesso de dois dias para reorganizarmos os funcionários e darmos continuidade ao ano letivo”, explicou a secretária.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o acórdão que determinou novas eleições suplementares em Dom Expedito Lopes. Com a decisão, o prefeito até então cassado, Valmir Barbosa de Araújo, retornou com o mandato. O pleito estava previsto para acontecer no último domingo (3).
Valmir Barbosa teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em novembro de 2023, juntamente com a vice-prefeita Evanil Conrado de Moura, sob a suspeita de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder político e econômico.
Fonte: Com informações do G1/Piauí
Tópicos: cargo, Prefeito, cidade, piauí, exoneração, comissionados
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões