Publicada em 08/03/2024 - 08h40
Por Da Redação
Piauí registra a primeira morte por dengue; o paciente é de Bom Jesus
A Secretaria de Estadual da Saúde informou que um segundo caso continua em investigação.
O Piauí registrou a primeira morte por dengue em 2024. O paciente é de Bom Jesus (a 600 km de Teresina), que morreu no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. Outro óbito também da cidade, ainda está em investigação.
A morte mais recente ocorreu na última terça-feira (5), um paciente de 51 anos.
A Secretaria de Estadual da Saúde informou em nota que o segundo caso continua em investigação e que estão sendo realizadas reuniões técnicas, além de uma recomendação ao município para que aumente as estratégias de orientação dos moradores e limpeza pública. Veja nota na íntegra abaixo.
Os dois casos estavam em investigação no Laboratório Central (Lacen) e um deles os exames confirmaram a morte por dengue grave.
Em fevereiro, a Sesapi anunciou que iniciaria a circulação de carros fumacês em Bom Jesus e em Currais, cidades que apresentavam maior incidência de casos prováveis de dengue proporcionais à população.
O painel epidemiológico da Sesapi também aponta que foram registrados 1.800 casos prováveis de dengue no Piauí, 1.013 confirmados. Em 2024, até o dia 5 de março, foram registrados 56 casos graves de dengue no Piauí, com uma morte confirmada.

Sintomas da doença
A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve em alguns casos. Mesmo assim, é muito importante a população ficar atenta aos sinais, pois a doença pode evoluir rapidamente de um quadro leve para um quadro mais grave.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.
Tratamento
Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.
Para os casos leves, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; e não administração de ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.
É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado.
Nota da Sesapi na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que, em relação ao registro de óbitos por dengue no Estado do Piauí, foram notificados 02 óbitos, todos residentes no município de Bom Jesus, sendo um confirmado e o segundo óbito ainda em investigação.
Vale ressaltar que foi recomendado, pela Secretaria de Estado da Saúde, a utilização de CARRO FUMACÊ no município de Bom Jesus, sendo realizada também.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Tópicos: Piauí morte dengue
Mais notícias
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.
-
Regularização fundiária | 15/04/2026, 17:22h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio lança programa de regularização fundiária e convoca audiência pública
O programa prevê a legalização de mais de 2 mil imóveis que atualmente não possuem documentação.
-
Centro Cultural | 07/04/2026, 17:25h
Prefeito assina ordem de serviço para construção do Centro Cultural
O projeto prevê um investimento superior a R$ 4 milhões e representa um avanço significativo na valorização da cultura local.
-
Infraestrutura | 29/03/2026, 09:25h
Prefeito Pompílio Filho inaugura reconstrução da Praça Coronel Manoel Evaristo de Paiva
Localizada em um ponto estratégico, a praça passa a ser um novo cartão-postal do município, valorizando ainda mais o centro urbano.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões