Publicada em 02/04/2024 - 13h12
Por Da Redação
Estado do Piauí inicia última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa
Com foco na exportação de carne bovina, a campanha segue até o dia 30 de abril, a meta é vacinar 2 milhões de cabeças de gado.
O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (1º), do lançamento da Campanha Vacinação Contra a Febre Aftosa, em uma fazenda no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina. A campanha, que segue até o dia 30 de abril, tem como meta vacinar 2 milhões de cabeças de gado. O foco dessa última etapa de vacinação, que garante o gado piauiense livre da aftosa, mesmo sem campanhas massivas de imunização, é garantir que o Piauí ganhe o selo para exportação da proteína animal.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre da doença sem vacinação, uma conquista histórica para a pecuária do estado. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.
O governador destaca que a meta é chegar a 4 milhões de cabeças de gado no Piauí com o aumento da produção estimulada pelo mercado internacional. Rafael ressaltou ainda os investimentos no setor, com o lançamento da pedra fundamental de frigoríficos em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um empreendimento de laticínios em Cristino Castro.
“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, ressalta o gestor.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, considera que a pecuária é um importante setor econômico que está em ascensão no Piauí. “Sempre buscamos uma meta acima do que o Ministério da Agricultura determina. Foi estabelecido 90%, nós chegamos na última a 97,3%. Queremos chegar a 100%, afinal, é a última etapa de vacinação do Piauí”, revela o gestor.
O deputado estadual João Mádison, proprietário da Fazenda JM, que sediou o lançamento da campanha, destaca que a última vacinação contra a aftosa é simbólica e marca uma vitória para os criadores. “Nós estamos muito alegres, porque a partir de hoje, neste lançamento, estamos livres, sem vacinação. Isso é muito importante para o criador, para o pecuarista e para aqueles que fazem negócio com a pecuária. Agrega valor ao gado do Piauí”, analisa o criador.
Sobre a aftosa
A febre aftosa é uma doença causada por vírus da família picornaviridae. Muito contagiosa, a enfermidade pode acometer criações inteiras. Com as campanhas de vacinação, o Piauí não registra casos da doença e garante qualidade de produção, podendo, então, suspender a obrigatoriedade de vacinação do gado.
Lançamento da Campanha Febre Aftosa na Fazenda JM14
Fonte: Com informações da Ascom/Adapi
Mais notícias
-
Biênio 2025-2026 | 04/02/2025, 17:27h
Prefeito de São Miguel do Tapuio toma posse como 1º vice-presidente da APPM
A cerimônia que aconteceu na sede da instituição, reuniu uma expressiva quantidade de prefeitos de diversas cidades do Piauí.
-
Por mais 180 dias | 04/02/2025, 16:55h
Governo do Piauí prorroga conclusão do Terminal Rodoviário de São Miguel do Tapuio
Conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 28 de janeiro de 2025, o prazo foi estendido por mais 180 dias.
-
Agenda política | 04/02/2025, 16:35h
Ciro Nogueira realiza um dia inteiro de reuniões e atende prefeitos e vereadores
O objetivo foi ouvir as principais demandas da população dos municípios do Piauí e fortalecer alianças políticas.
-
Audiência pública | 04/02/2025, 16:24h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova Audiência Pública para discutir falta de água
A proposta apresentada foi amplamente debatida pelos parlamentares presentes e aprovada por unanimidade.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões