Publicada em 01/07/2024 - 09h33
Por Da Redação
São Miguel do Tapuio realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF
O objetivo foi apresentar resultados e prestar contas das atividades realizadas nos últimos três anos, beneficiando crianças e adolescentes.
A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na manhã da última quinta-feira (27) o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2021-2024. O evento teve como objetivo apresentar resultados e prestar contas das atividades realizadas nos últimos três anos, beneficiando crianças e adolescentes, além de discutir novas propostas e iniciativas.
Durante o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, o município reuniu toda a sociedade para apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovadas no 1º Fórum Comunitário, em 2022. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.
Ao participar do evento, o presidente do CMDCA, Daniel Cruz, destacou que "Se não for para mudar a vida das pessoas, não vale a pena estar aqui", e elencou os avanços conquistados com as ações implementadas nos últimos anos, que podem ser conferidas na lista abaixo:
• 1- Rede de Proteção em pleno funcionamento, trabalhando de forma intersetorial (Saúde, Educação e Assistência Social).
• 2- Escuta Especializada implantada e implementada, com profissionais capacitados, e inclusive com Psicólogas para atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, evitando assim a exposição da vítima.
• 3- Uso obrigatório do SIPIA onde o Unicef recomenda registro de 25 casos e o Município registrou 206 casos registrados. Batendo assim a meta estipulada pelo UNICEF.
• 4- Equipagem do Conselho com computadores novos, veículo de uso exclusivo e reforma e revitalização do prédio.
• 5- Realização de Campanhas de prevenção às violências.
• 6- Programas de Saúde Mental e Proteja onde realiza ações para meninos e meninas.
• 7- Atenção especial para as famílias atípicas através dos encontros com as famílias.
• 8- Prevenção de forma rigorosa aos casos de violências no Município.
O evento contou ainda com a presença do prefeito municipal Pompílio Evaristo Cardoso Filho, bem como das avaliadores Lana Grazielle - Coordenadora de implementação do Selo Unicef-PI, Mayara Barbosa - Oficial de Comunicação do UNICEF Brasil, do vereador Julieta, vereador Clodomar Mineiro, secretários e assessores da Gestão Municipal, além de representantes da sociedade civil organizada. O evento principal foi sediado no auditório do Programa Bolsa Família e no espaço do Clube Municipal aconteceu durante toda a manhã as exposições das ações promovidas, bem como apresentações culturais e artísticas.
Fonte: Com informações do Portal São Miguel Agora
Tópicos: Fórum Comunitário Selo UNICEF
Mais notícias
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões