Publicada em 22/08/2024 - 08h28
Por Da Redação
Seduc e Codevasf firmam parceria para doação de colmeias ao Programa Piauí Doce Mel
O Programa tem como objetivo contribuir com a Educação e formação dos Estudantes das Escolas Agrícolas Estaduais, e das comunidades rurais.
O Secretário Washington Bandeira e o Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Castro Filho, assinaram, na última terça-feira (20), um Termo de Cooperação Técnica para a doação de 450 colmeias ao Programa Piauí Doce Mel. A distribuição das colmeias será iniciada ainda no mês de setembro.
O Programa Piauí Doce Mel é uma iniciativa do Governo do Estado, realizado por meio da Seduc, e que tem como objetivo contribuir com a Educação e formação dos Estudantes das Escolas Agrícolas Estaduais, e das comunidades rurais, na capacitação de atuação no setor produtivo da apicultura.
Atualmente, o Programa atende cerca de 230 estudantes, em sete municípios piauienses. A distribuição das colmeias deve iniciar por Campo Maior. Os demais municípios contemplados serão Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
“Essa é uma parceria importante, porque, desta forma, nós conseguimos dar oportunidade aos nossos estudantes que estão terminando o Curso Técnico em Agropecuária, as comunidades quilombolas, que também são convidadas a fazer parte da capacitação, e a comunidade em geral. Ao longo do curso, os estudantes são capacitados para trabalharem com apicultura, uma atividade bastante promissora no nosso estado. A expectativa é ampliar a atuação do Programa para outros municípios em 2025”, destacou o Secretário Washington Bandeira.
A expectativa do Governo do Estado é ampliar a atuação do Programa para mais município em 2025, como parte de um planejamento que estabelece como meta a qualificação de 5 mil pequenos Produtores de mel até o final de 2026.
O Programa Piauí Doce Mel é dividido em três módulos. Em um primeiro momento, os alunos são instruídos em um curso de apicultura básico, quando são iniciados o manejo e a criação de abelhas, absorvendo uma visão geral do setor produtivo. O segundo módulo contempla o Curso de Produção de Rainha. É ao término desta etapa que os futuros Produtores recebem as colmeias doadas através do Termo Técnico firmado entre Seduc e Codevasf. Por fim, os estudantes passam por uma formação em associativismo e cooperativismo.
“Quando o Projeto foi desenhado, junto a Equipe Técnica da Seduc, nós programamos ele em três módulos, porque nós não queremos apenas distribuir as colmeia. Nós somos a Secretaria de Estado da Educação, temos um papel social muito forte de formação, de passar conhecimento e de preparar o futuro apicultor”, finalizou o Supervisor Pedagógico da Seduc, Fábio Silva.
Fonte: Com informações da Seduc/PI
Tópicos: seduc, Codevasf, parceria, doação, colmeias, programa, piauí, Doce, mel
Mais notícias
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo