Publicada em 30/08/2024 - 15h26
Por Da Redação
Programa Jovem Aprendiz de São Miguel do Tapuio é destaque pelo UNICEF Nacional
A reportagem mostra um jovem que percorre 100 km para ir e voltar da escola e a loja onde trabalha como jovem aprendiz.
O Programa Jovem Aprendiz de São Miguel do Tapuio, criado em 2022 pela Prefeitura Municipal em parceria com o Centro Integrado Escola-Empresa (CIEE), é destaque pelo UNICEF Nacional como um exemplo de iniciativa que promove oportunidades de emprego, renda e transformação social na vida de adolescentes vulneráveis do município.
Em uma reportagem publicada no site oficial do UNICEF Nacional, tem como destaque jovem Rodrigo de Souza, de 15 anos, começa a se arrumar para ir ao trabalho logo cedo, quando o sol ainda está nascendo. A reportagem destaque que após um gole de café preparado pela mãe o jovem percorre 20 km da zona rural de São Miguel do Tapuio, até chegar à loja em que atua como jovem aprendiz.
Por meio do programa, adolescentes e jovens de 14 a 24 anos têm acesso ao mundo do trabalho decente, enquanto se mantêm frequentando a escola até a conclusão do Ensino Médio. O município faz parte do Selo UNICEF desde 2007 e garantir oportunidades de trabalho decente para adolescentes e jovens é uma das metas da iniciativa.
“O dia em que eu soube que tinha passado na vaga eu fiquei bem feliz porque essa é uma experiência grande. Na loja, o meu serviço é colocar coisas no sistema, fazer os cartazes com os preços, etc.”, conta Rodrigo.
O adolescente mora com a mãe, Luziene de Souza, com o pai e com o irmão de 17 anos. A família tira o sustento do plantio de milho e feijão no solo arenoso nos arredores da casa onde vive, além do auxílio de R$ 350 recebido do governo. A bolsa que Rodrigo ganha como jovem aprendiz já possibilitou que ele comprasse um celular e uma bota nova e tem ajudado a complementar a renda da família, principalmente para alimentação. “Com o dinheiro que o Rodrigo me dá, eu compro sempre alguma besteirinha para eles comerem. Besteirinhas é maçã, é uva, rapadura. Rodrigo gosta muito de rapadura”, explica dona Luziene.
Mãe do Jovem - Foto: UNICEF/BRZ/Roberto Kennedy
São mais 30 km para chegar à unidade escolar em que frequenta o primeiro ano do ensino médio. De lá, só retorna depois das 22h. No outro dia, vive tudo novamente, sem desistir da oportunidade de trabalhar como jovem aprendiz e muito menos do direito de aprender.
“Eu falo para ele não desistir, porque eu mesma tenho inveja, eu não vou mentir. Se tem uma coisa que eu tenho inveja é de a pessoa saber ler e eu não saber. Aí eu digo: ‘meu filho, eu não sei de nada, nem o meu nome, eu boto mal o nome. Não desiste da escola não’”, pede dona Luziene. “Sem o estudo a pessoa não tem nada, né? Tem que estudar para ser alguma coisa na vida”, completa Rodrigo.
Para implementar o Selo UNICEF na região Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde.
Saiba mais sobre essa história:
Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Mais notícias
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões