Publicada em 07/09/2024 - 13h46
Por Da Redação
Município sofre com focos de incêndio e prefeito decreta proibição de queimadas
As penalidades para quem descumprir o decreto municipal e realizar queimadas, inclui multas no valor de R$ 650,00 (10 VRM).
O município de São Miguel do Tapuio tem enfrentado uma situação crítica nos últimos dias devido à ocorrência de diversos focos de incêndio tanto na zona urbana quanto na zona rural. Diante da gravidade, o prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilím”, publicou o Decreto Nº 42, de 26 de agosto de 2024, proibindo qualquer tipo de queimada no município e estabelecendo medidas para combater a prática.
A sede do município também foi atingida, e um dos focos de incêndio alcançou os arredores do Centro de Ensino Técnico Integrado (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, uma escola estadual. A fumaça proveniente dos incêndios afetou a saúde de alguns alunos, causando problemas respiratórios. Devido ao mal-estar, muitos solicitaram liberação para retornar às suas casas.
O decreto da gestão municipal, faz referência à Lei Municipal nº 37, de 2020, que regulamenta o Controle da Poluição Atmosférica, estabelecendo a proibição total de queimadas de resíduos sólidos, mato ou qualquer material orgânico e inorgânico, tanto na área urbana quanto rural de São Miguel do Tapuio.
Toda pessoa física ou jurídica que, de qualquer forma, praticar ação lesiva ao meio ambiente através de fogo, ficará sujeita as penalidades previstas nesta Lei, não excluindo outras sanções estabelecidas na legislação vigente.
As penalidades para quem descumprir o decreto e realizar queimadas, inclui multas no valor de R$ 650,00 (10 VRM - Valor de Referência do Município) e serão aplicadas com valores dobrados em casos de reincidência. Além disso, estabelecimentos industriais e comerciais que infringirem as normas poderão ter seus alvarás suspensos.
Outra medida que consta no decreto, inclui é a proibição do uso de fogos de artifício no município durante o período de 26 de agosto a 20 de dezembro de 2024, com multa no mesmo valor para quem descumprir a determinação.
As autoridades locais pedem a colaboração da população para combater as queimadas e encorajam a realização de denúncias. Qualquer pessoa pode registrar a ocorrência com fotos, vídeos ou testemunhas e, caso deseje, pode fazê-lo de forma anônima.
O decreto já está em vigor, e a fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento das normas e evitar novas ocorrências que coloquem em risco a segurança da população e o meio ambiente.
Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Tópicos: município focos incêndio Prefeito decreto proibição queimadas
Mais notícias
-
Defensoria Itinerante | 13/05/2025, 11:01h
Defensoria Pública realiza mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em SMT nesta terça-feira (13)
O mutirão tem como objetivo facilitar o acesso da população a serviços jurídicos essenciais, promovendo cidadania e garantindo direitos.
-
Homenagem às mães | 11/05/2025, 11:05h
Prefeitura e Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizarão festa em homenagem às mães
O evento será realizado na Praça Coronel Manoel Evaristo, dia 15 de maio, a partir das 18 horas.
-
Mês das Mães | 11/05/2025, 10:19h
Armazém Paraíba inicia promoção do Mês das Mães com música ao vivo e clima de festa
Durante a abertura, os clientes foram recepcionados por colaboradores da loja e puderam desfrutar de uma programação diferenciada.
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões