Publicada em 06/11/2024 - 07h20
Por Da Redação
Após leilão, Governo prepara Programa de Demissão Voluntária para servidores da Agespisa
Companhia de Águas e Esgotos foi arrematada pela Aegea na última quarta (30). Empresa terá 180 dias para assumir os serviços.
O Governo do Estado do Piauí está preparando um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os servidores da Agespisa após o leilão de concessão da Companhia, que aconteceu na última semana em São Paulo. Os serviços de abastecimento de água e saneamento nos municípios do interior serão assumidos dentro de seis meses pela Aegea, que já administra a empresa Águas de Teresina.
De acordo com o secretário estadual de Administração, Samuel Pontes, durante estes seis meses em que ocorrerá a transição da gestão empresarial, o Governo oferecerá aos servidores que trabalham na Agespisa um Programa de Desligamento Voluntário.
“Nesses 180 dias, o Governo deve apresentar um programa robusto de incentivo ao desligamento voluntário de servidores da Agespisa. Na verdade, a companhia já tem uma grande quantidade de colaboradores em condições de se aposentar pelo INSS. Eles receberão também verbas para que possam tomar essa decisão de se desligar de uma companhia que, infelizmente, já é insustentável e muito cara para o povo piauiense”, explicou Samuel Pontes.
O secretário de Administração ainda não deu detalhes de como funcionará esse PDV da Agespisa e nem as quantias que serão ofertadas aos servidores para o desligamento. A expectativa é que aqueles que não aderirem ao PDV sejam remanejados para outros órgãos da administração estadual.
A iniciativa é criticada pelo Sindicato dos Urbanitários, entidade representante da categoria, que já havia se manifestado contra a concessão da companhia para a iniciativa privada. Os trabalhadores pedem que o Governo invista na revitalização da Agespisa ao invés de leiloá-la.
Próximos passos
Vencedora do leilão da Agespisa na última quarta-feira (30), a Aegea tem agora 30 dias para efetuar o pagamento da outorga de R$ 1 bilhão e formalizar o contrato com o Governo do Estado. O secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes, explica que serão investidos R$ 8,6 bilhões no setor de abastecimento e saneamento pelos próximos 30 anos e que a meta é que em 2033 o Piauí tenha 99% de sua população com acesso a água potável. A universalização dos serviços de esgoto deve ser efetuada até 2040.
“O Piauí é o único estado brasileiro a possuir um programa de universalização dos serviços de água e esgotos para todo o seu território”, finaliza o secretário.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Tópicos: leilão governo programa demissão voluntária servidores agespisa
Mais notícias
-
Biênio 2025-2026 | 04/02/2025, 17:27h
Prefeito de São Miguel do Tapuio toma posse como 1º vice-presidente da APPM
A cerimônia que aconteceu na sede da instituição, reuniu uma expressiva quantidade de prefeitos de diversas cidades do Piauí.
-
Por mais 180 dias | 04/02/2025, 16:55h
Governo do Piauí prorroga conclusão do Terminal Rodoviário de São Miguel do Tapuio
Conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 28 de janeiro de 2025, o prazo foi estendido por mais 180 dias.
-
Agenda política | 04/02/2025, 16:35h
Ciro Nogueira realiza um dia inteiro de reuniões e atende prefeitos e vereadores
O objetivo foi ouvir as principais demandas da população dos municípios do Piauí e fortalecer alianças políticas.
-
Audiência pública | 04/02/2025, 16:24h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova Audiência Pública para discutir falta de água
A proposta apresentada foi amplamente debatida pelos parlamentares presentes e aprovada por unanimidade.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões