Últimas Notícias

Publicada em 26/12/2024 - 17h54
Por Da Redação

Empresária do ramo da gastronomia no Rio exibe Obras de Artista Sãomiguelense

A proprietária da Barraca Chiquita, exibiu quatro peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos. 


publicidade


Fotos: Divulgação Empresária do ramo da gastronomia no Rio exibe Obras de Artista Sãomiguelense Proprietária da Barraca da Chiquita

A arte do artista plástico Francineto Saraiva de Sousa, conhecido como Neto Saraiva, natural de São Miguel do Tapuio, no Piauí, ultrapassa fronteiras e ganha destaque em cenários importantes, como a icônica Barraca da Chiquita, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Um vídeo divulgado pelo artista revela a exposição de quatro de suas obras pela empresária da Barraca da Chiquita, um ponto de referência da culinária nordestina no Rio de Janeiro desde 1979. A proprietária, Chiquita, exibe as peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos. 

Segundo informações, as obras foram um presente da professora Ilana, demonstrando o apreço pela arte regional e o reconhecimento do talento de Neto Saraiva. A divulgação das obras pela empresária Chiquita, dona de um espaço que celebra a cultura nordestina, enriquece a experiência dos frequentadores, oferecendo um contato com a arte além da gastronomia.

A trajetória de Neto Saraiva é marcada por diversas conquistas. Além de artista plástico, ele é professor da rede estadual em São Miguel do Tapuio e tem recebido importantes reconhecimentos por seu trabalho. Recentemente, foi homenageado no Festival Junino de São Miguel do Tapuio pela escola Educandário, e durante o desfile cívico de 7 de setembro, recebeu homenagens das escolas Canto e Educandário.

A Câmara dos Vereadores também reconheceu a sua contribuição para a cultura local com uma Moção de Louvor. Ademais, o artista foi premiado pelo PNAB Audir Blanc (Prêmio Federal), consolidando o reconhecimento de seu talento em âmbito nacional, que já registra inúmeras exposições em instituições públicas, como shoppings e Universidades.

As obras de Neto Saraiva não se limitam ao Brasil. Elas também podem ser encontradas em países como Alemanha, Suíça e Noruega, e até mesmo no Japão, após a visita de um casal japonês ao seu ateliê em 2023. Essa presença internacional demonstra a universalidade de sua arte e sua capacidade de transcender barreiras culturais.

A exposição das obras de Neto Saraiva pela empresária da Barraca da Chiquita, representa um importante passo para a divulgação da arte produzida em São Miguel do Tapuio, levando a cultura local para um público mais amplo e consolidando o artista como um importante nome da arte contemporânea.


Fonte: Da Redação / Francisco Alves


Tópicos: empresária, gastronomia, Rio, obras, artista, sãomiguelense

Avaliação:

publicidade