Publicada em 26/12/2024 - 17h54
Por Da Redação
Empresária do ramo da gastronomia no Rio exibe Obras de Artista Sãomiguelense
A proprietária da Barraca Chiquita, exibiu quatro peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos.
A arte do artista plástico Francineto Saraiva de Sousa, conhecido como Neto Saraiva, natural de São Miguel do Tapuio, no Piauí, ultrapassa fronteiras e ganha destaque em cenários importantes, como a icônica Barraca da Chiquita, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Um vídeo divulgado pelo artista revela a exposição de quatro de suas obras pela empresária da Barraca da Chiquita, um ponto de referência da culinária nordestina no Rio de Janeiro desde 1979. A proprietária, Chiquita, exibe as peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos.
Segundo informações, as obras foram um presente da professora Ilana, demonstrando o apreço pela arte regional e o reconhecimento do talento de Neto Saraiva. A divulgação das obras pela empresária Chiquita, dona de um espaço que celebra a cultura nordestina, enriquece a experiência dos frequentadores, oferecendo um contato com a arte além da gastronomia.
A trajetória de Neto Saraiva é marcada por diversas conquistas. Além de artista plástico, ele é professor da rede estadual em São Miguel do Tapuio e tem recebido importantes reconhecimentos por seu trabalho. Recentemente, foi homenageado no Festival Junino de São Miguel do Tapuio pela escola Educandário, e durante o desfile cívico de 7 de setembro, recebeu homenagens das escolas Canto e Educandário.
A Câmara dos Vereadores também reconheceu a sua contribuição para a cultura local com uma Moção de Louvor. Ademais, o artista foi premiado pelo PNAB Audir Blanc (Prêmio Federal), consolidando o reconhecimento de seu talento em âmbito nacional, que já registra inúmeras exposições em instituições públicas, como shoppings e Universidades.
As obras de Neto Saraiva não se limitam ao Brasil. Elas também podem ser encontradas em países como Alemanha, Suíça e Noruega, e até mesmo no Japão, após a visita de um casal japonês ao seu ateliê em 2023. Essa presença internacional demonstra a universalidade de sua arte e sua capacidade de transcender barreiras culturais.
A exposição das obras de Neto Saraiva pela empresária da Barraca da Chiquita, representa um importante passo para a divulgação da arte produzida em São Miguel do Tapuio, levando a cultura local para um público mais amplo e consolidando o artista como um importante nome da arte contemporânea.



Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Tópicos: empresária gastronomia Rio obras artista sãomiguelense
Mais notícias
-
Alerta meteorológico | 19/02/2026, 08:33h
Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Piauí
Avisos seguem até sexta-feira e indicam risco de ventos fortes, alagamentos e queda de energia em diversas regiões
-
Última noite | 18/02/2026, 15:35h
Encerramento do Carnaval 2026 leva grande público ao Trenzinho da Folia
Com shows, tradição e muita animação, festa varou a madrugada e encerrou o carnaval em clima de alegria
-
Carnaval Animado | 17/02/2026, 09:51h
Jack Sampaio e Meu Canários animam a terceira noite de Carnaval em São Miguel do Tapuio
Shows levantaram o público no Trenzinho da Folia, em uma noite marcada por alegria, segurança reforçada e a presença de autoridades locais.
-
Carnaval 2026 | 17/02/2026, 09:19h
Segunda noite do Carnaval 2026 lota Trenzinho da Folia em São Miguel do Tapuio
Thiago Sedutor, Chica Égua e Netinho Balachic levantam o público no Trenzinho da Folia



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões